Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, junho 14, 2010

Reflexões do Estágio em finais...


Na ida ao A.I. desta semana, fomos em grupos pequenos e me parece bem produtivo, o único problema é conseguir alguém para ficar com os demais na sala.

A Luiza pediu que colocássemos o Hino (letra) no

Blog da Turma

Eles ficaram orgulhosos de terem Hino e saberem que autora é jovem e pode ser conhecida pessoalmente.

Quanto às postagens das informações da SMAM...

infellizmente não conseguimos nada concreto. O biólogo da secretaria, falou não ter certeza

de que haja informações sobre o arroio para estudo de caso...

Disse que o arroio nasce em Viamão, que deveríamos

procurar em google, sobre área que percorre...

Eu falei que estou no fim do estágio e que

em vão ligo para eles . Nunca ninguém conseguiu me dar alguma informação.

Ele pediu compreensão, dizendo que não há mesmo informações escritas

e que ele tentaria ver em plantas do município.

Não há nada documentado.

Após a volta para sala, o grupo todo reunido, chamei para o debate do texto (pouco interessante, com dados específicos do município)... então lembrei do profe Nestor com seus mapas e globos que fascinam...Busquei a Bandeira de Alvorada e ali então observei interesses aumentarem.

Os símbolos, as imagens que iam sendo desvendadas.

Primeiro pedi que dissessem o que achavam de cada símbolo e foi muito agradável.

Esta tomada de atitude eu tinha de forma diferente. Gostava de levar coisas para manusearem, um boneco ou material simples como um utensílio ou um desenho. Mapas, bandeiras, globos, gráficos eu achava desinteressante. Penso que na verdade nunca havia feito antes por falta de conhecimento , então não poderia saber qual o resultado.

O debate sobre as imagens que são apresentadas na bandeira foi bem intenso, discordaram das indústrias que apareciam ali, mas um menino disse que seu pai ia trabalhar no distrito industrial de Alvorada, então surgiu interesse sobre a quantidade de empresas existentes lá...As rosas o que seriam? O livro aberto ...foram concluindo e mais uma vez fui esperando. Deixando que as reflexões fossem se aproximando através de dicas e não simplesmente atravessando com o resultado final.

Quanto ao nosso estudo de caso, fizemos um levantamento do que achamos importante colocar em blog, (construímos juntos estas perguntas para SMAM, mas ainda não nos puderam informar)

Onde nasce o arroio? Viamão

Qual sua extensão?

Quais bairros ele atravessa?

Quais campanhas e cuidados com ele anualmente ou já concluídos?

A diretora que via nossa movimentação, falou em ter que ir até Viamão buscar documentos e disse que passaria próximo ao Arroio Belas Águas e poderia fotografar para postarmos em blog. A alegria foi total!

Nunca havia feito ligações desta forma com alunos, diretora, secretaria municipal. Achei bem interessante as conexões, em que os alunos podem participar e sentirem-se parte da sociedade. Seres que podem e devem pedir informações, trocar idéias. Seres que pensam, opinam, sugerem e mudam ações. Meus alunos sentem-se orgulhosos por estas ligações e eu da mesma forma.

Na quarta feira não houve informações da Smam mas a diretora nos trouxe fotos do Arroio Belas Águas que nasce em Viamão. Os alunos viram na máquina digital e fiquei de descarregar para postar junto com textos sobre plantio de árvores no blog.(poderei somente no pólo, pois estou sem pc, uso emprestadinho...)

Após, em grupos de 5 alunos foi feito plantio de sementes de flores em vasinhos. E os alunos fotografaram arvorezinhas que a diretora plantou em janeiro na escola. Discutiam de que fruta era cada uma e davam atenção especial para cada uma delas. Notei um envolvimento e cuidado, pois eram novinhas e com brotinhos, o que observaram imediatamente.

Concluiram o mini livro, sobre plantio e cuidado com plantas.

Após o trabalho todo "costurado", foi bem fácil dizer de que a planta necessitava para desenvolver-se bem.

Já havia trabalhado com observação de plantas, anotações e desenhos das mesmas, mas nunca fotografias delas. Os alunos adoraram este trabalho. queriam tirar fotos e falar ao mesmo tempo. Foi muito empolgante e depois construir e finalizar o trabalho na sala foi bem tranquilo.

Olhavam muito as fotos na máquina e queriam saber se tudo iria para o blog.

Esta aula me fez construir a noção de que os alunos mesmo na 4ª série ainda estão em fase de modificação de suas abstrações. Fazendo valer a prática como produtora de teoria.

Avaliamos os textos, observando pontuações, parágrafos, ortografia, títulos e principalmente autoria, a parte que mais interessava. Colocar seu nome a capa do livrinho.

Ouvimos o Hino de Alvorada, na sala, fizemos algumas negociações e pensando sobre elas acredito que os alunos gostam das negociações e até das cobranças. Principalmente quando os professores cumprem seus tratos.

Em outras épocas talvez ouvisse meus alunos e não desse devida atenção. Hoje, pós PEAD acredito que eles realmente podem nos "lembrar"e ensinar "como" trabalhar melhor. Seja falando diretamente, seja fazendo pedidos ou tratando combinações.

Ter compromisso com a educação começa com o cumprimento das combinações internas de cada sala de aula. Com o respeito e a força para realizar o que se promete.

Reflexão wiki

Marcadores:

1 Comentários:

Às 5:32 PM , Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Inês!

Muito legal que teus alunos e tu também estão conseguindo perceber estas ligações possíveis e necessárias entre a escola e outros espaços! Importante o reconhecimento que não é somente na escola que existem saberes...que temos que buscar de diferentes fontes, pesquisar e ir além.

Valeu Inês pela reflexão!
Grande abraço,
Vanessa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial