Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sábado, abril 10, 2010

Planejamento da semana 12 de Abril à 16 de abril




Ao iniciar os trabalhos a serem realizados nesta semana no estágio pensava sobre teorias educacionais contemporâneas... pensava no impacto que causamos quando concordamos, gostamos e utilizamos o computador na escola.
Alunas da UFRGS em estágio, com estas características... com certeza causam impacto...

Assim...

Os planejamentos foram embasados na realidade da turma e preservação ambiental;

Busquei resgatar as questões valorativas do "Eu", embasadas em suas experiências;

Projetei situações de interação do aluno com a tecnologia;

Contemplei o debate e a retomada das atividades, pois entendo que o debate suscita investigação, comparação e leva a retomada do pensamento;

Conforme Paulo Freire "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”

Esta prática de planejar é costumeira (pois quando se tem três turnos a vencer, não há outro meio de sobrevivência), a diferença é que é preciso provar, escrever detalhadamente, usar termos que sejam pedagogicamente corretos.
Conceber teorias e aplicá-las é o que fazemos sempre.
O que não fazemos é pensar sobre como pensamos... e esta foi a super dica do super de estágio Nestor André Kaerche.

Percebendo o meu pensar... encontrei a profissional animada, mediadora, observando as injustiças sociais, o meio ambiente mal amado, preocupada com a vida de cada um, como único e diferente - que traz de casa seus saberes.
Me reconheço na teoria libertadora de Paulo Freire.
Logo mais encontrei a profissional pesquisadora, coordenadora dos projetos, que faz interações, preocupada com a mente humana e suas teias, era a teoria investigadora de Piaget...em ambas sujeito e meio se relacionam bem...

No gif acima o pássaro pousa sobre o quadro, o que não se percebe... assim sinto-me... pousada sobre meu próprio quadro, quando tenho que visualizar minhas tendências pedagógicas.

Através das postagens continuarei minhas observações...

Marcadores:

3 Comentários:

Às 11:27 AM , Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ines!

Interessante tuas reflexões, apontam um momento importante que vivencias no Pead.
Um momento em que consegues pensar sobre tua prática pedagógica e relacioná-las as tuas aprendizagem enquanto educadora.
Grande abraço,
Vanessa

 
Às 11:03 PM , Blogger rose.bud disse...

Boa Noite!
Eu gostei muito da visão afetiva e emotiva que voce desenvolveu. Amei os meus alunos e levava suas almas sempre dentro do meu peito, ao longo da minha prática. Penso que, além dos conteudos, muitas vezes depositamos sementes essenciais naqueles coraçoezinhos, que sao os valores. Parabens pelo seu trabalho, pela sua dedicação e pelo amor que leva junto de ti.

 
Às 11:30 AM , Blogger Beatriz disse...

Maria Inês, mais confusa eu estou!! Agoravoltas ao estudo de caso e introduz ainda apossibilidade de trabalhar co o eu. Querida amiga, acho que precisas acalmar tua tempestade cerebral, fazer escolhas e limitar as fronteiras do que podes fazer em 9 semanas. Mas, mais que isso, estou preocupada é que queres fazer tudo pelos alunos!! Queremos justamente o contrário: queremos ouvi-los, ajudá-los a trabalhar no que escolheram e nos problemas qpara os quais não têm solução, com tecnologias que vamos oferecendo para ajudar o trabalho deles. Minha amiga, para meu gosto, estás demais teorizando e pouco refletindo sobre como essa teoria vai se concretizar em uma prática coerente com ela. Vamos pensar sobre isso? aguardo uma reflexão muito bem feita por ti.
Um abração
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial