Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quarta-feira, maio 26, 2010

Semana de 17 à 21 maio do estágio...


Na semana, fizemos o levantamento do material sobre as entrevistas, o que surpreendeu, pois surgiram alunos interessados na atividade após a ida na 6ª série. Assim as fizeram em casa, trazendo resultados.
Nesta atividade, a qual nunca havia trabalhado anterior ao PEAD, posso identificar o quanto os alunos sentem a necessidade da aproximação entre turmas de séries diferentes.
A curiosidade do que aprendem, do seu ambiente, professores, da postura...
Foi gratificante quando os alunos da 6ª série sentiram orgulho da nossa 4ª série, por estarem construindo material para um blog. A responsabilidade aumentou.



As aprendizagens com tabelas foram bem construídas, pois conseguem agrupar o todo e depois desmembrar em frações, sempre voltando as anotações.

O que demonstra o estágio, segundo Piaget,

do desenvolvimento da criança com idade entre 7 e 12 anos, que começa a fazer uso de espaço, tempo,ordem...

com certa abstração, o que se observa pela manipulação do material coletado, que é sua realidade.

Após as coletas os alunos divididos em grupos construíram as tabelas demonstrando entendimento do conteúdo e as relações com o meio.

Nunca havia trabalhado antes em minha prática, com estas tarefas( entrevistas e tabelas).

Pude conferir na prática, que quando o aluno fica na posição de agente da ação, as aprendizagens são livres, espontâneas, fluindo naturalmente para outros questionamentos, por exemplo: Uma menina após as entrevistas (ela não realizou, por vergonha) pede para construí-las em casa com seus parentes. Este estímulo na sala, foi o que levou a sua posterior investigativa.

Portanto o objetivo foi alcançado, da mesma forma.

Esta mesma aluna constrói suas tabelas e é lider em seu grupo.

Outro momento importante da semana foi a leitura da Carta dos Europeus Sobre a Água - 1968

Em que buscaram no livro de Geografia material para encontrar a Europa.

Este link de grande importância para as aprendizagens me deixou muito feliz.

Realmente eles começam a traçar as idéias na sala, com as aprendizagens escritas, buscando informações em fontes diferentes.

Esta curiosidade é relatada por Paulo Freire como mola impulsora da aprendizagem, onde há pesquisa, há escola - aprendizagem e vice versa.

Eu quanto professora nestas atividades pude sentir e aprender a respeitar o tempo de investigativa. Em outras épocas de minha prática, teria mostrado antes das investigativas, onde estava a Europa. O que é um "talho" na aprendizagem.

Após sugeri uma montagem de linha do tempo, em que construíram a idéia de quando foi escrita a carta em relação ao nosso ano. Alguns falaram na idade dos pais e no ano que os pais nasceram.

linha do tempo,

Vale dizer que os alunos continuaram a linha e as tabelas nos mesmos grupos e pode-se avaliar o envolvimento no trabalho através do quadro avaliativo.

A turma quando trabalha em grupos custa muito a concluir as tarefas. Fico no aguardo das entregas de gráficos e linhas do tempo...

Durante esta semana aconteceu algo que espero há algum tempo. O menino que sabe muito da internet e computadores, trouxe uma"Dica Para Não Pagar Mico"*

Ele falou somente. Não trazendo por escrito. Então tivemos que construir juntos o texto, o que foi melhor ainda.

Como colocar som no seu pc

" Escolher o som no pc, que deve estar em alguma pasta.

O caminho é o seguinte:

1 iniciar

2 configurações

3 painel de controle

4 sons e dispositivos de áudio

5 sons

6 eventos de programa

7 procurar

8 você procura o que escolheu e dá ok"

Todos perguntaram como o Vitor lembrava, ficaram admirados.

Vitor com seus saberes sobre tecnologia, nos proporciona aprendizagens.

E posso dizer que esta forma de espera, não fazia de minha antiga prática escolar. Sempre atravessava as expectativas e falava.

Hoje entendo que a espera e o objetivo alcançado, entre eles é muito valioso.

Bem mais consistente do que uma professora transbordando o que aprendeu.

É possível visualizar carinhas interessadas e aprendizes reais.

Sinto que não esteja conseguindo postar aqui o que realmente tenho realizado de esforços e o quanto eles já estão demonstrando mudanças relativas a reflexões, debates e principalmente expressão de suas opiniões.


Hoje consigo questionar este ato e avaliar que os estudos em PEAD me fazem ir e vir em minhas aprendizagens.
Outro dia da mesma semana pedi a nossa merendeira Léo que ajudasse na apresentação dos estados da água. ela veio com muito gosto.

Usou os termos "temperaturas baixas e altas", como base para as mudanças de estado da água.

Eles fixavam os olhos encantados, ouvindo tudo com maior atenção.

O grupo que tem pouco interesse nas aulas se voltou para a visita e ouviu tudo.

Aprendi com esta prática, que o fator inusitado é um estimulante natural.

As aprendizagens simples, tantas vezes repetidas desde a 1ª série, receberam nova cor. Principalmente vinda de uma pessoa especial como dona Léo.

Na 5ª feira fui ao A.I. e descobri que dois pcs não estavam bloqueados, para meu grande alívio.
Assim levei quatro alunos que haviam criado seus textos sobre a água, com conhecimentos adquiridos na semana e postaram em blog.
Os demais fizeram aula de conto com a professora da biblioteca.
No nosso retorno, estavam recontando a história ouvida:

"A Formiga e o Grão de Trigo" de Leonardo da Vinci
Pedi que escrevessem a história da forma que quisessem:
modificando o final, preservando exatamente como ouviu, ou mudando tudo que achasse necessário.
fizeram muitas histórias interessantes:

Esta atividade tem algumas diferenças de minha prática anterior (PEAD).

Pensava que produzir textos quando ouvidos deveriam ser o mais próximo possível, mas hoje tenho a compreensão de que quanto mais autoria estiver presente, mais será positivo e alcançado o conhecimento, pois quando se "lê o mundo e o transforma" , assim diz Paulo Freire, inserindo códigos de sua própria vida, mais apresenta saberes adquiridos. Saberes realmente utilizados em suas vivências e para seu próprio benefício e dos demais.


Na sexta feira os alunos trouxeram um gelo com palavra dentro, e eu levei dois blocos de gelo.

Observamos as diferenças no gelo, quando a palavra foi positiva e quando foi negativa.

Alguns disseram que não tinha nada a ver, outros observavam bem de perto. O interessante foram as falas:

"Quando o gelo se forma ele pega as forças da palavra?"

"Eu não acredito."

Falei da experiência como válida e passível de ser feita em casa por todos. Repetir muitas vezes para chegar a uma conclusão.

Nesta tarefa, percebi o quanto há necessidade do incentivo às descobertas. Eles queriam saber mais e para isto precisariam buscar informações novas. Precisariam investigar muitas vezes para concluírem se acreditavam ou não.

A investigativa coo fonte de saber novamente prende, eleva a vontade e abre caminhos para conquistas.

Então dei o nome Masaru Emoto para que investigassem a respeito.

Esta tarefa foi blogada em:

http://ligadanaturezaturma41.blogspot.com/2010/05/agua-leva-forca-do-pensamento.html

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1 Comentários:

Às 10:01 AM , Blogger Beatriz disse...

Valeu!! Deixei um comentário para os alunos. Um abração
Bea

 

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