Pesquisa nas Arquiteturas Pedagógicas
Nosso conhecimento veio por respostas que buscamos.
Antes do curso de Pedagogia da UFRGS, pensava que podia ensinar... a concepção era errada, pois aprender é uma questão de parceria, nada da forma clássica dos verbos:
eu ensino e
tu calas.
eu ensino e
tu calas.
"Tomando por base as
idéias construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Freire, educar
para a incerteza implicará em:
Educar para a busca de soluções de problemas reais "
idéias construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Freire, educar
para a incerteza implicará em:
Educar para a busca de soluções de problemas reais "
"Educar para transformar informações em conhecimento"
"Educar para a autoria, a expressão, a interlocução"
"Educar para a investigação"
A investigação surge pela dúvida.
"Educar para a autonomia e a cooperação"
Arquiteturas pedagógicas por Kerckhove, 2003
"...abordagem pedagógica, software educacional, internet, inteligência artificial,
Educação a Distância, concepção de tempo e espaço. O caráter dessas
arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho
artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação,
interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio
ambiente socioecológico..."
Educação a Distância, concepção de tempo e espaço. O caráter dessas
arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho
artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação,
interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio
ambiente socioecológico..."
Logo abaixo recortes retirados de Seminário VII /2009 - 2
"Os exemplos não apresentam, explicitados, os elementos que os compõem. No entanto, a análise da produção dos alunos ou a análise da proposta permite identificar algumas estratégias, intenções, metas e recursos usados. Além disso, podemos identificar quais foram as competências provocadas.
Marcadores: Seminário Integrador VIII
2 Comentários:
Maria Inês, que beleza!! Estás em pleno processo de amadurecimento de idéias para organizá-las em função de uma proposta de estágio. Daqui em diante, busca trazer mais tuas considerações e conclusões, a partir do que vai acontecendo na escola e nas interrelações com todos. Traz o que estás te dando conta das tuas mudanças ( como o ocmeço da tua postagem) e o que os teus alunos estão, tb, evidenciando em mudanças. Está muito bem.
Um abração
Bea
Oi Inês!!
Adorei tua visita, tb estou com saudades, te admiro muito!! Ótimo estágio para todas, um grande bj e espero mais visitas.
Bjs!!!
Marlene
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial