Conteúdos de Estágio
A pergunta:
Quais conteúdos trabalhar no estágio?
Foi elemento disparador...
Fui novamente até a turma e troquei informações com a professora que está com eles, pois a titular, como já falei, está de licença.
Pesquisei sobre conteúdos do trimestre e descobri que o grupo de professores está realizando leituras do P.P.P.e Regimento da escola, com o intuito de construir o tema gerador dos trimestres.
No entanto a professora substituta já iniciou conteúdos , pois já teve experiência e me sugeriu muito cuidado neste sentido, pois a 4ª série necessita de atenção em relação ao tempo de trabalho. Fez algumas sugestões para escolha dos conteúdos, de forma que estes estariam dentro do prazo médio que traçam os professores nesta série, equalizados com as datas da época e o tempo do estágio. Concordei pois nunca trabalhei antes com esta série.
Espero muita colaboração da Tanara, querida, e do professor Nestor nas questões de História e Geografia - vi que há uma lista imensa nestas disciplinas. Porém o conteúdo relacionado a própria Alvorada, não consta quase material.
Pesquisei na internet material sobre dados geográficos, pouco encontrei.
Já sobre os índios é mais amplo. Gostei da idéia de inserir os alunos nas interessantes informações sobre os indígenas, suas vivências, transformações, locais de aldeias etc. Com certeza aprenderei junto com eles, pois nunca trabalhei desta forma.
Busquei informações com a Professora da biblioteca sobre o livro Raízes de Alvorada, que conta um tanto da história da nossa terra.
Encontrei o endereço que falava do lançamento do livro, pois só encontrei parte dele em xerox, do capítulo que cita nossa escola, pouco da história e direções que assumiram a Idalina até 2006.
E busquei na minha coletânea o livro que foi feito para nossa cidade por Carlos Urbim: Lenda para Alvorada.
Marcadores: Seminário Integrador VIII
1 Comentários:
Maria inês fiquei completamente perdida!! Fui até o wiki de estágio e lá a proposta é trabalhar um estudo de caso do arroio que passa pelo bairro. E aqui falas em índios? Como juntas isso? Como aqui vais refletir sobre tua prática? Há algo profundamente errado!! Podes me explicar?
Um abraço
Bea
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial