Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, abril 26, 2009

Epistemologia Genética




O ser humano encontra em seu espaço movimento constante para suas construções e aprendizagens.


Assimila, empregando elementos novos aos velhos, reagindo com seu meio. E...


Acomoda, incorporando idéias novas, entendendo a si próprio diante do fato.



Em "O nascimento da inteligência na criança" Piaget define inteligência “como a busca intencional de meios para atingir um fim”



Estas relações entre sujeito e meio, mostram uma interação profunda, de maneira que a assimilação e acomodação vão se complementando, fundindo-se, no propósito de "atingir um fim".
Inhelder, Bovet e Sinclair (1977, p.263) afirmam que: “Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade”.


Estas relações cotidianas e quase imperceptíveis, caso não fossem olhos atentos dos estudiosos, professores e pedagogos, nos propoem o repensar nas salas de aula. Quando se lê a palavra "novidade".
Porém Maturana lembra que a prendizagem é um processo conservador, pois conserva tudo que já existe.E para que continue a existir deve haver mudança sempre.

“A novidade
trazida pela aprendizagem e a continuidade garantida pelo desenvolvimento”
(BECKER, 2001a, p.25-6)."

"O pensamento pula de uma coisa que ele conhece para uma coisa que ele não conhece!" Rubem Alves

Esta interação ou interacionismo é como a dança de passos infinitos, que leva - nos a mundos fascinates, por cantigas conhecidas.

Aqui já sei e logo ali já aprendi, volto e consigo realizar o movimento completo, entretanto a dança está seguindo e noto que há diferenças do que apresento. Pronto. Estabeleço contato e de novo aprendo!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial