Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, março 23, 2009

Súmulas 2009/01 PEAD

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA

Súmula: Entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo das questões afro e indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul. Leituras e reflexões teórico-práticas que possibilitem a compreensão da diversidade étnico-racial na complexidade social em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente. Objetivos: Possibilitar aos estudantes/docentes a sensibilização acerca de si e do outro, em relação as diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência. Permitir o acesso às visões de mundo de povos africanos, afro-descendentes e indígenas, através do conhecimento de seus modos de vida; Compreender o conceito de diferença, na perspectiva de criar atividades de ensino que diminua a incidência de práticas racistas e preconceituosos; Compreender a formação histórica do Rio Grande do Sul e do Brasil, através do estudo de elementos da cultura indígena e afro-brasileira; Possibilitar a constituição de uma visão de educação escolarizada como um espaço para dar historicidade a povos e culturas até então vistos sob a ótica européia. Conteúdos Programáticos: I- sensibilização acerca de si e do outro, as diferenças que compõe os grupos familiares e os grupos de convivência. ancestralidade II - diversidade na escola: mosaico étnico-racial III – concepções de afro-descendente: identidade étnica; ethos africano na educação; história e cultura africana e dos afro-descendentes no Brasil; IV - concepções de índio - história dos povos indígenas - cartografia indígena no rio grande do sul. V - narrativas tradicionais, oralidade e propostas didático-pedagógicas (narrativas indígenas e africanas) Metodologia: Aula expositivo-dialogada – Encontros presenciais Leitura dirigida Elaboração de resumos e resenhas Critérios de avaliação Para fins de atribuição do conceito final serão considerados os seguintes aspectos: - Participação propositiva nos Fóruns; - Comprometimento com a realização de leituras e a busca de fundamentação teórica; - Postura de investigação, reflexão e aprofundamento teórico nas atividades desenvolvidas; - Articulação e reflexividade teórica da prática pedagógica; - Pontualidade na postagem de todos os trabalhos nas datas determinadas. Atividade de recuperação Re-elaboração das atividades referentes às propostas pedagógicas e projetos de Aprendizagens, para atender aos critérios de avaliação final.

EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Breve análise histórica da educação especial. A LDBEN 1996 e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais no ensino regular. Avanços na legislação brasileira e as dificuldades estruturais no contexto do ensino no país. Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva: principais conceitos; a identificação do aluno com necessidades especiais; o processo de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades especiais; as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; avaliação, progressão e terminalidade escolar; a inserção no trabalho.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II
Teorias de aprendizagem e características da vida adulta (centrada no adulto professor). Reflexão sobre as relações do professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
O teor educativo do "gesto" filosófico. A compreensão das condições da ação educativa na perspectiva da história das idéias: tradição judaico-cristã e grega, modernidade e pós-modernidade. Análise do discurso pedagógico na dimensão cognitiva prática e estético-expressiva. A crítica da ideologia como instrumento para detectar as distorções do discurso e da prética educativa.A formação da identidade profissional do educador como recuperação do "Eros" e do "Ethos" pedagógico operada via esforço elucidadativo de conceitos, tarefa específica da filosofia.

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