Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quinta-feira, abril 16, 2009

Competências de professores - Nível Nacional



Segundo Maria Helena Michels - Gestão, formação docente e inclusão -



“As competências nos documentos políticos dizem respeito ao que o professor deve saber:


*Trabalhar em parceria com a comunidade escolar
*Resolver problemas da escola
*Achar soluções criativas aos problema concernentes ao processo ensino aprendizagem de seus alunos, até mesmo nas situações da comunidade em que está inserido."


O Estado se reserva de provedor e sitematiza o controle através de

*SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica
*Enem Exame Nacional de Ensino Médio
*Enc Exame Nacional de Cursos
A escola, digo, os profissionais se responsabilizam pelos problemas inteiramente. Não têm espaço para suas próprias necessidades, ou seja é como se tudo já estivesse solucionado, inclusive a inclusão, que com amor já se basta. Inserindo na sociedade sujeitos, mas com deficiência de aprendizagem, porém com ressalvas, pois produzem conforme suas condições, não conforme deveriam.
Sem contar com a entrada da siociedade civil na entidade escolar "auxiliando na resolução de problemas".

Como diria um bom amigo ( se ele ler este blog se visualizará):

"Na sala de cirurgia não entra ninguém para opinar no procedimento , na sala do advogado não entra ninguém para interferir em defesa de causa, na sala do empresário não entra ninguém para auxiliar no melhor investimento do dia. Na sala do professor entra toda a comunidade...
Amigos da escola, ao invés de SOE's, etc.

O futuro de fracassos ou sucessos escolares dependem dos profissionais, que com seus cursos de Magistério, levam no coração a ingênua vontade da transformação.

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