Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, abril 06, 2009

construtivismo


O professor Fernando Becker faz uma reconstrução em torno de toda a realidade docente.

Avalia cada caminho escolhido (consciente ou não por estes), faz análise detalhada e consegue trazer o conceito:

Reflexão à prática diária é a solução! (para nova retomada)

Nosso mestre Paulo Freire já nos aponta esta direção.

Porém através do professor Fernando, tais conhecimentos, que percorreram linhas, atingiram a rede internet, conseguiram atravessar um limite diferente. Aliás esta "diferença" está em Fernando Becker, que através da sua sensibilidade, simplicidade e visão realista (que não enfeita para embelezar ou super valorizar a edição),contempla a verdade das salas de aula, com muita base teórica. Retratando Piaget numa inspiração tranquila e consistente. Conseguindo assim desestruturar a idéia , alicerçando o construtivismo e a capacidade de aplicação na vida prática. Afastando o apriorismo e o empirismo - formas divergentes e desvinculadas da aprendizagem -



://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/construtivismo.htmlhttp

Fernando Becker

"FREUD, no início deste século, na Psicanálise, afirma que o homem nem ao menos é dono de sua consciência e de seus atos, pois estes são determinados, em larga escala, pelo inconsciente, que é um "sistema dinâmico em permanente atividade", profundamente enraizado nas relações sociais."

"0 princípio da transformação está na essência do próprio ser. Neste
século, já sob a influência da física relativista e da mecânica quântica, PIAGET faz refletir estas idéias na Psicologia, na Filosofia e, mais especificamente, na Epistemologia, construindo uma
nova ciência a que chamou de Epistemologia Genética. "

"Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem."
Como?
"No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu
desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo. Não se pode esquecer que, em PIAGET,
aprendizagem só tem sentido na medida em que coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência.
Que sentido terá construtivismo na Educação? Novas formas de ir contra o sistema q teima em transmitir conhecimento."
"a ruptura acontece se o professor pára a sua prática e reflete sobre ela. 0 que acontece por força dessa reflexão? O professor dá-se conta (toma consciência) de que a extensão da estrutura do seu pensar é muito limitada, de que ele precisa ampliar essa estrutura ou, até, construir uma nova.
Ora, ele faz isto precisamente por esse processo de reflexão. Ao apropriar-se de sua prática, ele constrói -ou reconstrói -as estruturas do seu pensar, ampliando sua capacidade, simultaneamente, em compreensão e em extensão. Essa construção é possível na medida em que ele tem a prática, a ação própria; e, também, na medida em que ele se apropria de teoria(s) suficientemente critica(s) para dar conta das qualidades e dos limites de sua prática. Essas duas condições são absolutamente indispensáveis para o avanço do conhecimento, para a ruptura com o senso comum na explicação do conhecimento
Na visão construtivista, sujeito e meio têm toda a importância que se pode imaginar, mas essa é radicalmente relativa .
Eu valorizo o sujeito na medida em que valorizo o objeto, e vice-versa. Como posso valorizar o indivíduo, subestimando o poder de determinação da sociedade? Como posso valorizar a sociedade, subestimando a capacidade de transformação do indivíduo? A novidade cria-se na exata medida da relação dinâmica entre indivíduo e sociedade, entre sujeito e objeto, entre organismo e meio."

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