Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, setembro 14, 2010

Retomada Reflexiva do I Semestre



Nesta postagem realizarei uma retomada de meus posts do primeiro semestre do curso de Pedagogia UFRGS.

Acredito que será no mínimo engraçado reler o que fiz numa total ignorância digital...
Minha coleguinha Sueli Fon já dizia outro dia:
"- Mulheres das cavernas Inês...das cavernas..."

Neste mesmo blog em agosto de 2006 escrevi uma linha de timidez, durante um mês inteirinho.

No mês de setembro o trabalho postado sobre A ILHA DESCONHECIDA da inter Escola, Cultura e Sociedade foi o marco que me fez rede. Até ali não conseguia expor o que
Sentia, estudava ou aprendia. Até esta data minha relação com a net era truncada.



No princípio do mês de outubro era possível perceber que havia angústia, mas não continha relato algum.
A própria professora Corso salenta em comentário:
“Gostaria que voltasses a postar como fizestes no começo. Um abraço
Bea” No qual a vejo muito benevolente, pois não haviam relatos de aprendizagens
em quase nenhum momento.

Outra constante em minhas postagens era a pouquíssima opinião.
A relação era de apreensão de tudo.
Não fiz avaliações com a qualidade devida para tais tarefas. Por exemplo, nos sites que fomos sugeridas a visitar,pelo Seminário Integrador, outra inter disciplina do curso, acreditava que tudo estava lindo e maravilhoso. Ingenuidade, desconhecimento. Hoje me vejo bem crítica no aspecto de web educacional e observo muito a forma como estes espaços se organizam. Posso fazer relação para saber se é um espaço cansativo ou atrativo, colorido ou apagado, exagerado ou poluído, se é intenso ou superficial. Enfim se é cativante ou desgastante. Meu senso crítico se desenvolveu bastante.

Houve um trabalho interessante, ainda nesta época (outubro de 2006). Um trabalho em rede : Qual é minha letra e a que grupo pertenço? O destaco aqui, porque foi um tempo de grande crescimento. A tarefa nos colocava numa trilha infindável de visitas e conhecimento a blogs de todos os pólos.

Adorei. Foi o momento do curso que mais conheci blogs e estilos de professores diferentes enriquecendo meu contato com esta ferramenta a qual tanto me identifico.
http://mariegog.blogspot.com/2006/10/ecs-8.html


Um ponto bem negativo que posso salientar e que acontecia muito nas postagens do blog, era a pouca orientação aos que poderiam entrar para uma primeira visita.
Nas tarefas acadêmicas orientadas , por exemplo, somente descrevia o nome da inter disciplina e o trabalho aparecia corrido sem nenhuma prévia ou conclusão do mesmo, o que ao ler hoje, é obra de quebras e desconexão total. O leitor que conseguisse chegar até a postagem, teria acesso a minha produção, sem ao menos entender o por quê daquele post estar ali.



Outra avaliação deste tempo de semestre inicial foi que a inter disciplina de Escola Cultura e Sociedade previa discussão e leitura, das quais adorei sempre. Tive opinião sim, porém até então não relatei.

Li Max, Weber Engels, conteúdo dos quais obtive muitas emoções, as quais produziram ação no meio em que vivenciei.

A participação e a luta contra injustiças no meio em que vivia na época, foram provas destas reflexões. (participei de um processo que promoveu investigações na escola, resultando em afastamento de pessoas que manipulavam o meio escolar). Acredito que houve grande influência destas reflexões acadêmicas, para que eu tomasse atitudes deste porte.

Porém no blog não pronunciei opinião.

E desta atitude fiquei a refletir por dois dias e realmente hoje ao concluir minha postagem penso que guardei a imagem da escola de minha infância...

Aquela escola que “dominava, previa e concluía como tinha que ser e pronto”.

Entendi que levei para universidade a visão distorcida (conceito que ainda deve ser trabalhado por algum tempo) e não consegui me soltar.


Novembro 2006
No post:
http://mariegog.blogspot.com/2006/11/ecs-7_03.html

Observei que encerraram os inúmeros visitantes no blog.
Passam a ser comentários mínimos ou nenhum.
Nossa obrigação de visitas enriqueceu muito as postagens pois tínhamos que caprichar para receber visitantes. Lembro-me de uma frase:
“se tu vens já te espero...” não sei de quem é mas trata com muito amor da espera e cuidado com a visita.
No nosso caso a "visita" se transforma numa rede imensa de multiplicação de idéias, comparações, conhecimentos que se desestabilizam em função do meio e tornam a estruturar-se novamente com crescimento e maturidade daqueles que desejam compreender. Os blogs que conheci foram de grande importância na minha formação dos conceitos de organização visual, qualidade X quantidade, leitura agradável e desafiadora e principalmente que a prática educativa com subsídios audio visuais interessa o leitor.

Em desembro de 2006, nesta postagem:
http://mariegog.blogspot.com/2006/12/ecs-11.html , foi que percebi pela primeira vez como a leitura acadêmica levou a explosão de minhas opiniões.
Fui tocada pelas inverdades, pelas dificuldades da vida prática do magistério, a qual sofria naquele momento profissional. E juntamente é claro, com a produção em grupo, da tarefa acadêmica da época em questão. Esta fortificou muito meu desejo de expor ideais e idéias.

Todo este conjunto forneceu recursos para esta atitude. Além é claro do stresse de final de semestre, que nos põe em fragilidade emocional. (risos)

E aqui uma reflexão...
...sinto que os alunos assim o fazem.
Temo pela escola, por nossas crianças, pois a escola ainda trata de calar diariamente, num esforço contínuo, tornando todos “nivelados intelectualmente".

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2 Comentários:

Às 6:43 AM , Blogger mauranunes.com disse...

Oi Maria Inês!
Interessante o que colocas sobre a importância de contextualizar o leitor ao entrar em contato com teus escritos no blog. Realmente, isso se aprende com a experiência e revisitando postagens anteriores.
Referes ainda, que lá naquela época tu não conseguias te expor, escrever o que
sentias, estudavas ou aprendias, e que ainda te expressavas timidamente, com pouca opinião. Realmente, escrever reflexões, opiniões, não é fácil mesmo, requer o mínimo de exercício. Mas está evidente que isso mudou! Tudo se transforma com o tempo, é para isso que se trabalha, não é mesmo! Hoje, como tu mesmo observas, te tornaste mais crítica e observadora, da estética ao conteúdo, e ainda percebes a importância das redes, da interatividade para a aprendizagem! Esse é o sentido! []! Maura – tutora do SI

 
Às 2:04 PM , Blogger Beatriz disse...

Que bela análise!! O aprender nos traz compromissos. Notastes que agora já sabes que a escola quer silenciar os alunos( o silêncio na aula)para que não desetabilize. Justamente precisamos da desestabilidade na escola porque é o desiquilíbrio que nos faz crescer!! E agora? Como vais lutar pela revogação do silêncio, como vais instituir a "lei do ouvir seu aluno"? De outras tantas "leis" que precisam ser revogadas ou instituidas?
Um abração
Bea

 

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