Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, dezembro 31, 2006

ECS 11




Interdisciplina: Escola Cultura e Sociedade, Abordagem Sociocultural e Antropológica
Nome: Maria Inês Dalpiás Oliveira
Data: 31/12 /06
Atividade: ECS 11
Professora: Vera Corazza

Através da leitura: Desigualdades educativas estruturais no Brasil de A.J. Akkari e visitas a sítios governamentais, faço uma reflexão e das afirmativas que li, estas eu não poderia deixar de exibir:
É no mínimo estranho que o ensino só se torne "público" e "gratuito" quando todos os alunos desfavorecidos foram eliminados. O Ministério Federal da Educação gasta 60% de seus recursos para as universidades, ao passo que 20% dos professores do ensino fundamental vivem com menos de dois salários mínimos (Tarumann, 1999).
Esta afirmação é triste e de difícil aceitação.
Quando as noções de qualidade . (de falta de qualidade no caso da publica) substituem os conceitos de desigualdades e injustiça no debate a reprodução das desigualdades sociais por um sistema educativo de várias redes encontra-se amplamente facilitada e praticamente legitimada. (texto Desigualdades educativas estruturais no Brasil de A.J. Akkari/ Educação e Sociedade ano XXII, n. 74/Abril /2001)
As difíceis tarefas do dia-a-dia em trabalhar com recursos públicos, tornando-se únicos culpados pela falta de qualidade da rede escolar, quando sabemos que as evidências culturais e principalmente sociais estão nesta lista de culpados, mas estas se excluindo completamente, deixando a carga sobre os ombros dos professores e alunos.

As propostas de governos Federal, Estadual e Municipal montam um jogo de marketing que “provam” suas funções com qualidade.
Não devo ser cruel em dizer que não funcionam, mas refletindo tópico por tópico através das inúmeras listas de ações e programas , fui percebendo quanto se pode ter acesso em redes públicas e quanto estão desconectadas
.
Governo Federal exibem

Governo Estadual exibe

Governo Municipal exibe
Pude situar o papel do professor como permanente arco que faz esta ligação e a capacidade (também a falta dela) em transportar informações, ser vítima das burocracias e das travas. Averigüar quanto um nome bonito faz parecer outra realidade. Que as palavras bem programadas possuem poder de quem desconhece a verdade. Mas... Pode o professor ser também...
Os espaços públicos democráticos que a podem denunciar não existem e não podem ser acionados por falta de mobilização popular suficiente. (texto Desigualdades educativas estruturais no Brasil de A.J. Akkari/ Educação e Sociedade ano XXII, n. 74/Abril /2001)
a real conecção entre:
necessidade - encaminhamento
marketing - verdade

1 Comentários:

Às 11:35 AM , Blogger Prof. Cristiane disse...

Ola!
Achei a melhor maneira para a ECS11 a tua idéia. Pode contar comigo.
Um abraço!
Cris
01/01/07

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial