Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, outubro 26, 2009

Olhares sobre a experiência docente...



Com base na leitura de Iole Trindade

NÃO HÁ COMO ALFABETIZAR SEM MÉTODO?

Planejamento de uma aula, como disparadora, embasada no livro de Karen Mendes Santos, Série Muda Mundo, 4

A) Nível/ Etapa de Ensino: 3ª série do Ensino Fundamental
B) Temática focalizada: Lixo e seu destino
C) Justificativa (da temática escolhida): Foi observado pelos alunos, que em dia de chuva chegavam molhados na escola, porque as ruas estavam alagadas. A sugestão da leitura do livro citado abrange exatamente a experiência do nosso bairro, e as atitudes ecologicamente corretas que seguem este tipo de problemática.
D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
* “Que lixo é esse?” (meio ambiente/ Karen Mendes Santos; ilustrações de Vânia Andrade de Oliveira – Porto Alegre: Signi, 2007—Série Muda Mundo, 4)
* Fotos recentes do Arroio Belas Águas
* Observação de diversos objetos que podem “surgir” da sucata ou lixo. Trazer para o “Dia da Sucata” mais sugestões, escritas ou prontas, que possam ser vistas pelos alunos de toda a escola.

2) Produção textual
* Grafar como fazer seu objeto de sucata preferido.
* Frases (para o mural de fotos)
* Auto ditado
* Produção de histórias matemáticas

3) Jogo
“Procure o nome!”
“Pacotinhos”

4) Sistematização
* Folha mimeografada com espaços para montagem de panfleto. (em casa)
* Folha mimeografada para criação de mini livros com historinhas matemáticas. (em casa)
E) Descrição das atividades:

1) Leitura
1.1) objetivo:
* Levar ao conhecimento dos alunos a causa do alagamento das ruas do bairro, conhecer o arroio e não “ valão”, como costumam nomeá-lo e organizar metas para conscientização do grupo da escola e da comunidade.
* Visualizar o estado atual do arroio.
* Conhecer objetos que podem ser feitos com sucata.

1.2) organização da turma:
*Em roda os alunos ouvem e lêem o texto, após olham as fotos do arroio e em seguida podem manusear objetos construídos com materiais a partir de sucata.

1.3) organização dos materiais:
O livro
As fotos
Bonecos de sucata, vasos e porta materiais escolares.

1.4) desenvolvimento:
*A leitura é feita de modo que cada aluno lê um parágrafo do texto.
* Após a professora expõe fotos (em mural) do Arroio Belas Águas. Conhecem o lixo que é depositado no arroio e em seguida a professora mostra alguns exemplos do que se pode fazer com o que vai parar na beira do arroio, entupindo esgotos das vias, sujando as águas e poluindo nosso ambiente.
* Marcar a visita ao arroio.
* Recebem folhas para criarem (em casa) bilhetes que serão distribuídos aos colegas de escola e comunidade, no dia da visita.
* Recebem tiras de papel para construírem frases, individualmente.

2) Produção textual

2.1) objetivo:
* Criar roteiro.
* Produzir frases.
* Produzir auto ditado.
* Construção de problemas matemáticos.


2.2) organização da turma:
* Produções individuais e em grupo

2.3) organização dos materiais:
* No caderno, nomear o livro e autora, em seguida escrever seu roteiro de criação de objeto com sucata.
* No mural colar as frases produzidas sobre: Como está o arroio e como queremos que fique.
* Cada grupo de 5 alunos recebe uma caixa com objetos e imagens que deverão procurar relação de nome \ objeto. A seguir o grupo escreve individualmente em cada caderno, refletindo e marcando como objeto orgânico ou que pode ser seletivo.
* Pacotes com fichas
2.4) desenvolvimento:
* Criar roteiro de como construir um objeto de sucata.
* Construção de mural com imagens ( do Arroio Belas Águas do bairro Nova Americana em Alvorada, parada 50) acompanhando frases dos alunos (questionadoras e reflexivas) da turma: Como está o arroio e como queremos que fique.
* Produzir auto ditado, refletindo e sinalizando o que é lixo seco e o que é orgânico. “Procure o nome!”
* Construção de histórias matemáticas, em duplas e oralmente, sobre imagens dos “Pacotinhos” (com organização cronológica e relacionados ao meio ambiente.)


3) Jogo
“Procure o Nome”
“Pacotinhos”

3.1) objetivo:
• Identificar nome ao objeto. Fazendo relações de lixo seletivo e lixo orgânico.
• Construção, oral e em duplas, de historinhas matemáticas, visando a construção coletiva, o raciocínio lógico, a cronologia de fatos e a consciência ecológica.

3.2) organização da turma:
Individual e em duplas

3.3) organização dos materiais:
• Caixas com objetos do dia - a – dia da criança. Com fichas e a nomenclatura desses objetos.
• Saquinhos, cada um com fichas que formam uma seqüência lógica de fatos, que estão ligados ao meio ambiente. Acompanham brinquedinhos relacionados às fichas.

3.4) desenvolvimento:

• Em grupos de cinco alunos, espalham sobre as classes os objetos e fazem a combinação nome \ objeto. Após listam em seus cadernos individualmente o que foi feito no coletivo, colocando uma sigla ao lado de cada grafagem: S ou O.
• Em duplas retiram do saquinho fichas que devem ser organizadas pela seqüência lógica. Após devem criar, oralmente, uma historinha matemática.

4) Sistematização
• Folha mimeografada com espaços para montagem de panfleto explicativo (frases e desenhos) para ser entregue na comunidade no dia da visita ao arroio. (tema de casa)
* Montar em mini livro a historinha matemática .(tema de casa)

4.1) objetivo:
* Relatar e propor a comunidade escolar e arredores, o cuidado que estamos tendo como lixo e o que causamos ao meio ambiente com nossas atitudes.
* Proporcionar aos demais colegas visualizar e trabalhar posteriormente nas construções das duplas., sobre historinhas matemáticas.
4.2) organização da turma:
* Individualmente e em casa, com ajuda da família.
* Em casa, cada aluno da dupla faz um mini livro com a criação, ou criações orais da sala de aula, com os “Pacotinhos”.

4.3) organização dos materiais:
• Folhas
• Folhas
4.4) desenvolvimento:
* Em casa, com o auxílio da família e com suas aprendizagens, criar um texto que possa ser esclarecedor e útil para nossa comunidade e nosso ambiente.
* Em casa, cada dupla deve criar um mini livro que contemple a(s) historinha(s) matemática(s) criadas oralmente em sala de aula através dos “Pacotinhos”.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 9:53 PM , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial