Vamos dividir nossas angústias com nossos alunos?
Esta mensagem foi enviada por Nestor Andre kaercher, disciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, através do ROODA UFRGS
"Uma coisa que a escola/a reflexão/o pensar nos ensina é que.. vemos os problemas de forma mais e mais clara, MAS NEM POR ISSO TEMOS A SOLUÇÃO DESTES PROBLEMAS. Sim, como diria Fernando Pessoa (e tantos outros) : pensar incomoda. é como andar na chuva, quando venta e parece que chove mais.
Entao, sem dar conselho a ninguém, vamos dividir nossas angústias, dúvidas e incertezas com nossos alunos. É uma opção tão possivel ou correta (ou cientifica) quanto a posição contrária: mostrar um mundo cor de rosa para os alunos, dar-lhes conselhos e/ou lições de otimismo e auto-ajuda. Ou seja, nao estamos falando de opções técnicas ou cientificas, mas de opções políticas.
O bom da escola (ou ruim, para muitos) é que ali há o espaço para discussão e problematização, sem a obrigação do consenso ou da concordancia.
Obrigado nestor"
Quando li esta mensagem fiquei pensando o quanto é importante ( na inter de Linguagem e Educação já provava que o diálogo é amor) a palavra reta. No diálogo se aflora a consciência e o fazer consciente. Aquele que guarda para si o que aprendeu, sem distribuir através do diálogo , da solidariedade cultural, perde o aprendizado, pois este apodrece lá dentro.
A escola é espaço (quase único) de dialogar, de problematizar e "simular" a vida. Como salienta profe Nestor. Lá não somos obrigados a concordar nem entrar em consenso.
Cumprir o papel de educador é isto: dizer que não tem a solução para tudo, é ser humilde. Mas é procurar instrumentalizar para conquistar meios e enfrentar desafios.
A verdade sempre está acima de tudo. é força quando negativa , é frágil quando se expõe, é cidadã quando faz denúncia ou participa. E é justa sempre.
Marcadores: Didática;Planejamento e Avaliação, Linguagem e Educação
1 Comentários:
entrevista com Nestor André Kaercher no site do professor Santiago Siqueira www.santiagosiqueira.pro.br
Acessem o link entrevistas.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial