Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quarta-feira, outubro 21, 2009

Relato de Artur Madruga em Arquiteturas Pedagógicas


O texto é tão bom, que automaticamente nos identificamos com o mesmo e crescemos em nosso entusiasmo em relação aos Projetos de Aprendizagem. Parece que enquanto avançamos na leitura, vamos decodificando o nosso próprio processo. E que tudo o que estudamos até aqui foi o que permitiu atravessarmos os códigos do texto com tanta facilidade para compreendê-lo na íntegra. Ele ampliou mais ainda a reflexão que venho fazendo sobre esse novo professor que me sinto. Convicto de sua importância como mediador. Claro que bem desiquilibrado, haja vista os sistemas escolares que encontramos. Ainda bem, pois assim temos algo a contribuir com os mesmos. Parece que estamos levando algo novo para a velha educação. O "Arquiteturas Pedagógicas" me deixou mais seguro ainda em relação aos referenciais educacionais que estão me motivando. Porta subsídios importantes que nos auxiliam e colocam em nossas mãos sólidas ferramentas de apoio para podermos compartilhar esse nosso anseio com os colegas de trabalho. Parece que queremos não só para a nossa turma, mas para "todos" os "outros" alunos, a experiência dessa construção de conhecimentos através dos artesanais Projetos de Aprendizagem. Principalmente quando se consegue fazer esse link envolvendo os aprendizes autores, que encontramos em faixas etárias distintas, que vão da infância à vida adulta. Com eles costuramos os projetos elaborados artesanalmente à nossa prática e às teorias que os fundamentam, unindo Piaget, Freire e Ferreiro, para compreendermos não só o nosso processo como educadores, mas o mundo à nossa volta. Passei uma vida querendo descobrir qual era o segredo e a diferença que tinha um aluno saído da Ufrgs, porque o seu discurso era invariavelmente "diferente". Agora acho que retirei um de seus véus, como dizia Darci Ribeiro em seu "Ensaios Insólitos", e o tecido desse véu tem um nome, ele se chama qualidade.
Cheio de encantamentos e constantemente surpreso...

Artur Madruga
Bjs
______________________________________________
Precisei postar as revelações do meu amigo Artur.
Adoro as coisas que escreve e percebo que tem vida o que ele diz. Sinto-me praticamente sua cúmplice...
Sempre adorei esta pessoa especial, hoje ele mais uma vez através do carinho, sensibilidade e força, faz parte do ânimo que preciso.
Além dele é claro quero agradecer a Andréia Àvila e a Nair Marili que comigo formam um trio, às vezes dinâmico, outras nem tanto.Mas é de grupos que vivemos e precisamos para continuar.
...em reta final... cheios de novas construções e cansados...
beijos aos meus queridos...............................

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial