Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, maio 27, 2008

PCN Matemática


O material dos Parâmetros Curriculares Nacionais são uma fonte de informações e incentivo.

Relatarei alguns ítens que me levam à uma prática gostosa.


Aprender e ensinar matemática:
O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas no processo – aluno, professor e saber matemático - assim como das relações entre elas.
Numa reflexão sobre o ensino da Matemática é fundamental:
1 - Identificar as principais características dessa ciência, seus métodos, suas ramificações e aplicações.
2 – Conhecer a história da vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais na Matemática e em conteúdo específico, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
3- Ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.

O saber matemático do aluno:
O cotidiano desenvolve nos alunos uma inteligência prática que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade matemática.
A escola ao potencializar esta capacidade melhora resultados.
É fundamental estimar a capacidade dos alunos como resolvedores de problemas razoavelmente complexos estabelecendo relação entre o já conhecido e o novo. O aluno estabelece conexão da Matemática as demais disciplinas, inclusive em seu cotidiano. Reconhecem princípios gerais como: proporcionalidade, igualdade, composição e inclusão. Este estabelecimento é tão importante na exploração de conteúdos matemáticos pois aborda esses conteúdos, representando formação do aluno, particularmente como cidadão.

O professor e o saber matemático:
O conhecimento da história dos conceitos matemáticos deve fazer parte da formação do professor, constituindo elementos que permitam mostrar aos alunos a matemática como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica aberta a novos rumos.
Deve conhecer obstáculos do processo de construção de conceitos.
O conhecimento formal necessita ser transformado para se tornar passível de ser ensinado/aprendido.
A transformação do saber cientifico em saber escolar é influenciado por condições de ordem cultural e social que resultam na elaboração de saberes intermediários como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras. É a contextualização do saber.
Um conhecimento só é pleno se for mobilizado para novas situações com seus saberes transferidos, os conhecimentos devem ser descontextualizados para contextualizá-los novamente.


Os PCNs são uma referência da qual devemos nos orgulhar.


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2 Comentários:

Às 7:18 AM , Blogger Norma disse...

Sou estudante do 6º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas e estamos abordando a questão do planejamento e avaliação. Achei pertinente suas colocações sobre o PCN e o ensino da matemática. Se soubermos utilizá-lo, é o caminho para que a matemática deixe de ser o "bicho papão" do ensino fundamental. Parabéns, e um abraço.

 
Às 11:37 AM , Blogger Unknown disse...

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