Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sábado, maio 24, 2008

Relexão da Interação

Seguindo uma linha de raciocínio, retomo...

1)Início do questionamento em relação ao meu Projeto Individual: Silencio e participação - Não há aprendizado em concentrar-se no vazio, o barulho
da pergunta faz crescer.
2) Segundo: Como a pergunta faz crescer? - Jogos, brincadeiras e oralidade matemáticos. Este traço marca um aprendizado fortificado pela experiência e investigação a partir de áreas próximas ao educando.
3)Terceiro: Perguntas sinalizadoras - Onde está o lapso entre "o não sei e o agora sei?" - Respostas cientificas provam que só há fenômeno provável pelas mudanças comportamentais.

Conclusão temporária: Devo sempre observar a prática e retomar à hipótese a cada segmento da pesquisa. Voltar sempre para prática enquanto utilizo a teoria.

Na reflexão da interação...

Em Vygotsky a conceituação do sociointeracionismo defende que o ser humano é o resultado da interação com o meio em que vive. Com base neste conceito posso observar atitudes diárias de aprendizagem em que meu aluno potencializa seus conhecimentos em virtude de relações com colegas, professores e pessoas do convívio escolar.
Quantas vezes neste semestre o Guilherme J.( 8 anos ) foi recebido pela professora na mesa, ou recebeu a professora na sua, para que lhe mostrasse os passos da adição com transporte? Sem resultados. Porém o relacionamento com colegas da mesma idade que já haviam abstraído o movimento matemático, esclareceram ao Guilherme este mecanismo subjetivo da operação.
Com uso de palavras simples, misturas de reflexões de vários colegas ( o que me parecia dificultar , durante um aprendizado, eu pensava que poderia confundir aquele que precisava aprender) o Guilherme finalmente construiu o que necessitava e abstraiu a forma de operacionalizar.


O conceito de zona de desenvolvimento proximal , de Vygotsky, relata que a distância entre aquilo que um indivíduo sabe fazer sozinho e o que é capaz de realizar com a ajuda de outro, está para o aprendizado, apartir das relações.
"Se pode definir a educação como o desenvolvimento artificial da criança [...] A educação não se limita somente ao fato de exercer uma influência nos processos de desenvolvimento, já que reestrutura de modo fundamental todas as funções do comportamento". (Vygotsky, 1982-1984, vol.I, p. 107).

"Às vezes a dificuldade de um aluno não é corretamente intrerpretada pelo educador, mas é sinalizada com muita tranqüilidade pelos colegas". (Professora Teresa Rego - Nova Escola, 2003)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial