Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, maio 20, 2008

Projeto pessoal de Aprendizagem


O Plano Individual de Estudos


http://mardalpias.pbwiki.com/Plano%20de%20Estudo

Para uma professora que está há vinte anos em sala de aula, diariamente, que já cansou de trabalhar a adição, a subtração, a reserva, o transporte sem questionar realmente: Onde o aluno transfere conhecimento? Como ele passou deste entendimento para o outro? Quando desestabilizou e agitou... Calou-se? Ou foi em cima da professora até retirar dela seu último suspiro de sapiência matemática?

As estratégias para que alunos entrem no espaço matemático com segurança e gosto existem. Alguns dizem que alunos até gostam das aulas , mas quem garante que aprendem?
"É preciso fazer evoluir o conhecimento". Mª Ignez Diniz - Doutora do Grupo Paulista de Acessoria em Educação Matemática -

Através destas reflexões ponho-me numa trilha. Nesta trilha vejo um sábio que repedidamente (Paulo Freire) nos faz trazer as realidades dos alunos para sala de aula. Prática de respeito e interação efetiva, traduzindo a realidade viva e a construção diante dos olhos do professor. O ensino formal se regulariza para a linguagem do educando.

A base do questionamento se posiciona: O silêncio mortal das aulas de Matemática caiu por terra, pois as trocas enriquecem nas pegadas que levam o professor a compreender por onde anda o conhecimento da turma.

O coordenador do Laboratório de Ensino Matemático da USP - Manoel Oriovaldo de Moura relata o quanto a curiosidade a respeito do mundo faz crescer o entendimento matemático nas crianças. Porém quando percebem a disciplina assumir-se como tarefa , os estudantes se afastam e deixam de perceber o significado dos conteúdos. (nova escola /2002)

O questionamento calca sobre o segundo degrau: As atitudes em aula da Matemática são vivenciadas através de informações diárias, brincadeiras, jogos, oralidade e curiosidades.
Esta última de provocação intensa. Pois podemos entender que ao sairmos a campo com a turma podemos criar uma grande confusão de alunos pelo pátio atrás do que descobrir ou... Alunos que incentivados vão ao pátio em busca de inúmeras situações, que transformadas em conhecimento científico, geram variadas atividades dando real importância para suas coletas.
Levantar hipóteses...
Inspirar...
Planejar...

Concretizar.





Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial