Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sábado, maio 24, 2008

Prova de Aprendizagem



Ioiô
Uma simples frase transformou o nível de entendimento desta professora a respeito da Matemática que há no Ioiô.

Thaís S - 6 anos - Educação Infantil
"Hoje eu aprendi uma coisa muito legal. Eu queria há muito tempo saber jogar ioiô. Olha! Eu sei agora!"

Como foi que tu aprendeu? (prof. MªInês)

Eu vi que tinha que ter pouca força quando botava o ioiô para baixo.( Thaís S.)

Me mostra como tu fazia antes e como tu faz agora. (prof. Mª Inês)

Num entendimento de pura Física e Matemática aplicada, a menina entendeu que a força é algo imprescindível no movimento dos corpos.
Entendeu que podia dominar aquele objeto e dele extraiu prazer ao brincar.
Este processo se deu através de muitas tentativas e após a avó lhe dizer para "ir com calma" e ao observar a avó lhe apontando a quantidade de força que deveria aplicar.
A qualidade de aprendizados na tarefa de como fazer o ioiô descer e subir, aos seis anos, nos parece difícil de perceber no primeiro momento, mas a Matemática nos rodeia sempre.
Em inúmeros momentos, aprendemos a todo instante, se tivermos olhos para perceber a Matemática do mundo.
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O ioiô é um divertido brinquedo em que seu movimento pode ser explicado de maneira simples e fácil de se entender.Quando soltamos um ioiô, ele vai desenrolando o fio até uma certa altura, perdendo energia potencial e adquirindo energia cinética, tanto translacional quanto rotacional. Ao desenrolar todo o fio, ocorre um impacto que remove toda a energia cinética translacional restante, deste modo, começa a girar tendo apenas energia cinética rotacional.Ele continua com este movimento, ou seja, girando até que o fio seja puxado para que se enrole novamente no eixo. O ioiô subirá perdendo energia cinética e ganhando energia potencial.Se em vez de apenas soltarmos o ioiô, jogarmos com uma certa velocidade inicial, conseqüentemente sua energia cinética rotacional será aumentada. Já a aceleração, em um ioiô ideal, é constante e para que esta seja pequena, o ioiô deve ser leve, com um momento de inércia grande e eixo com raio pequeno.
(Universidade Estadual de Maringá - Bruno Bonagura - Física Aplicada- 2007)
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1 Comentários:

Às 9:32 AM , Blogger Beatriz disse...

Maria Inês querida, que vergonha!!! Tu acreditas que eu não descia a tua pg além da tua tabela? Só hoje, com a Dai tb me questionando acerca do teu plano é que voltei lá e, não sei como, me dei conta dos teus relatórios parciais. Claro que os relatórios teriam que ser no wiki e, talvez por isso, não tenha me dado conta!!O teu trabalho está excelente e segue um rumo reflexivo em cima da ação que mostra o quanto estás pensando e analisando a ação no campo da matemática.Nossa!! Está muito boa a tua comunicação, clara, objetiva, centrada e muito bem teorizada.
Um abração
Bea

 

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