Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, maio 23, 2008

Prática Reflexiva

Prática reflexiva sobre estudos matemáticos

Alunos de 2ª série da Escola Municipal de ensino Fundamental Idalina de Freitas Lima











Prática...

Diante da estruturação do aprendizado se dar em etapas comportamentais, através de práticas pessoais dos educandos e estas ligadas ao lúdico e agradável, dá-se uma coleta pelo pátio, de contagens dos objetos e seres que cercam a escola.
Com o intuito de trazer informações do mundo do aluno por ele mesmo, esta coleta fará parte de um trabalho matemático intenso sobre as formas e quantidades do espaço escolar.
Movendo um estudo que inicia através da pesquisa, monta dados recolhidos, gerencia dados de forma que se entrecruzam numa proposta de aprendizados novos, o grupo tem em mãos uma fonte de trabalho, combinando adequação a seus interesses e auto estima na construção do dia - a – dia. Fatores determinantes para alunos agentes na educação.


Os alunos evidenciaram muito gosto pela tarefa nesta primeira etapa (pesquisa e coleta de dados). Encontraram muitas sugestões para contagem, utilizaram bem a escrita, especificando de onde vinham os dados, tomando o cuidado para não fazer confusão de objetos, como: Janelas – da biblioteca, das salas antigas, do prédio novo, do refeitório. Árvores – do pátio central, da frente da escola, plantadas recentemente, antigas...
Alguns alunos preocupavam-se em ter a mesma quantidade de outros que anotaram o mesmo material.
O interesse foi bem grande em saber a utilização dos dados. E via-se a satisfação em fazer parte da pesquisa através do empenho e capricho na coleta.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial