Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, maio 23, 2008

Plano Individual de Estudo


Terceiro degrau. Perguntas sinalizadoras

Esta tarefa parecendo impossível, abriu-se num conjunto de perguntas que sinalizam minhas descobertas.
Para real entendimento do que é meu projeto necessitamos de concentração em dois tópicos:

1 ) A construção do conhecimento se dá em nível infinitamente distante da realidade viável para os estudiosos, atualmente.

Em fevereiro de 2003 esteve no Brasil o estudioso, Biomatemático, Nowak, ministrando mini cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro sobre a vida, as doenças, aprendizagem e a Matemática com seu real papel neste universo.
O austríaco, pesquisador dos processos no ser humano revela o seguinte sobre o aprender:
"Uma maneira de entender o processo de aquisição das línguas é entender todas essas línguas, que podem ser apreendidas pelo cérebro, mas é preciso comprender quão importantes são os fatores codificados pelos genes, o que é muito dificil e não está resolvido. Em seguida é preciso entender como a arquitetura determina o funcionamento. São dois problemas difíceis". (Ciência Hoje 2003)
"Para compreender um fenômeno é preciso ir de observações específicas para princípios gerais, ou vice versa e ambos requerem Matemática. Então eu diria que a Matemática é a língua de qualquer investigação científica".(Nowak - Ciência Hoje 2003)

2) Os processos em escala, na aprendizagem, só se revelam através de comportamentos. Que tornam-se diferenciados diante das situações apresentadas.
Esta reflexão traz uma aliança entre procedimentos mecânicos doscentes e conhecimento teórico embasando a experiência cotidiana. Processando pensamentos, modificando prática.


"É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une". (Edgar Morin - estudioso em Educação, matemático, sociólogo - Nova Escola 2002)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial