Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, setembro 17, 2010

Retomada Reflexiva do II Semestre





Esta será a retomada dos posts referentes ao II semestre no pead UFRGS - 2006.




No semestre absolutamente nada foi postado que dissesse algo para o pead. Foi um tempo muito dificil, pois tive Síndrome de Pânico e custei muito a buscar tratamento.
Busquei tratar-me em setembro de 2007, com psicoterapeuta que faz tratamento com florais.
Pensava que a recuperação com florais fosse demorada para acontecer. Comigo foi bem o contrário. Em pouco tempo já me restabelecera e o melhor, de lá para cá só melhorei emocionalmente e fisicamente.

"A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais". Bach



Os conteúdos das interdisciplinas foram colaboradores para o aumento de canseira e consequentemente acúmulo de doenças físicas e emocionais.

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo2/historia-infancias/cronologia/
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo2/historia-infancias/maquinaria/

Com certeza foram interdisciplinas de grande importância para minha profissão, porque fazia retomada histórica em todos os âmbitos educacionais e humanos.
Estudo pesado e necessário.
A colaboração destas interdisciplinas para meu estágio vem como reforço para a evolução. Nossa humanidade teve visão primária e grotesca ao tratar crianças educacionalmente. Seus métodos e formas no lar, feriram com certeza, grande número de almas. A evolução veio num crescente e aos poucos a sociedade vai instaurando normas e mais lentamente ainda, as vai colocando em prática. Fazendo parte ativa da sociedade procuro fazer o melhor, nesta caminhada evolucional.

O trabalho de Psicologia I, pela minha dificuldade temporária, foi auxiliando lentamente. A trilha em pedras, com conceitos de Psicanálise, levaram a momentos de força positiva no contato diário com a escola, porém de grande pêso emocional.


Seminário Integrador II propos trabalho que fez e faz ainda muita diferença em minha vida:



Neste momento eu necessitava de reflexões que indicassem investigativa, minúcia, valoração de sentimentos que não deixassem dúvidas, quanto ao processo de justiça (comigo mesma, meus atos, minhas frustrações e conquistas). Neste trabalho pude acompanhar detalhes de minha própria existência e fundamentos para continuar estudando e trabalhando na área educacional.

Foi o que me segurou como ser humano naquele semestre, pois os demais trabalhos, inclusive de psicologia era, para uma pessoa fragilizada, muito cansativos e difíceis de levar ao seu término.
Com esta tarefa, que tinha por objetivo problematizar os conceitos de evidências e argumentos, basicamente, foi o complemento para meus questionamentos a respeito de minha própria pessoa e vida. Foi necessário buscar evidências e argumentos para que me colocasse no topo de uma lista de prioridades, que não pecasse comigo e com meus sentimentos, que não produzisse auto piedade que me levasse ainda mais para dentro da caverna analítica e psicológica do semestre, mas me desse a chance de sair dela, com experiência e certeza de que não havia errado comigo mesma, mas se o tivesse feito, me perdoasse.

Agradeço por mais esta oportunidade às minhas queridas profes: Bea Corso e Íris Tempel Costa!
* Imagem de flores de Aspen contra a emoção do pânico

Marcadores:

2 Comentários:

Às 5:14 AM , Blogger mauranunes.com disse...

Olá Ma Inês!
Realmente não tem como separar o emocional do resto, somos um só e tudo está conectado. E claro que os estudos de psico são sempre intensos, porque falam de nós, de nossa mente, do que nos constitui. Mas que bom que ainda sim conseguiste ver o sentido disso para tua vida, tanto pessoal quanto profissional. E hoje, escreves sobre tudo isso com profundidade e significado! Bjs,Maura - tutora do SI

 
Às 2:07 PM , Blogger Beatriz disse...

Maria Inês que coisa boa ler que ajudamos a vencer!! ´´E música nos ouvidos de qualquer professor. Obrigada amiga
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial