Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, setembro 13, 2009

Vampiros



"Muitos poucos realmente buscam o conhecimento neste mundo. Mortal ou imortal, poucos realmente questionam. Pelo contrário, eles tentam arrancar do desconhecido as respostas que eles já moldaram em suas mentes: justificativas, explicações, formas de consolo sem as quais não conseguem seguir adiante. Questionar de verdade é abrir a porta do turbilhão. A resposta pode aniquilar a pergunta e o questionador."
Palavras do vampiro Marius no livro O Vampiro Lestat de Anne Rice

Aos dezessete anos li este livro e o contexto que vivia naquele momento era muito complexo, mesmo pra uma adolescente que tinha ido à luta, trabalhando e estudando em POA e Guaíba.
Tudo a um só tempo...aventurando-me ao desconhecido e significando códigos muito diferentes do familiar...


Esta autora invadiu meus questionamentos, meus conceitos de certo e errado, minha visão de um mundo onde o bem o mal eram únicos e infalíveis... colocando todos os meus entendimentos por terra, de forma que tive de me agarrar a tudo o que me restava e reconstruí uma nova configuração, pois prismas estavam ao meu alcance, podia visualizar outras formas e a maioria delas jamais tinham recebido poderes para se libertarem...
Percebi que nos contos de fadas ( e nestes inclui a visão de minha mãe) o bem sempre é o bem e o mal oposto a este e ponto. Através desta leitura, Anne Rice fez com que eu percebesse que tudo neste mundo não é mau o tempo todo e que o bonzinho não permanece assim para sempre. Pessoas são miscelâneas de vida, de acontecimentos e podem escolher, arrepender, decidir o que nunca fez antes e principalmente aprender com o todo.

Iniciar o semestre com este texto foi muito forte, aliás nestes dias do mês de setembro tenho revivido tempos anteriores em que aprendi muito.
Tempos que voltam...

Marcadores:

1 Comentários:

Às 11:42 AM , Blogger Simone disse...

Maria Inês!
Achei muito interessante a tua postagem! É realmente importante que a gente procure pensar, refletir e questionar idéias, costumes e práticas! Estamos sempre aprendendo mais.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone - Tutora sede

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial