Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, junho 15, 2009

Filosofia - Adorno e Kant


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Filosofia da Educação
Professora: Elaine Conte
Aluna: Maria Inês Dalpiás Oliveira
Temática 4


Duas Perguntas de comparação dos textos de Adorno e Kant

Maria Lúcia Costa pergunta e Maria Inês Dalpiás Responde.


1) No texto “Educação após Auschwitz”, Adorno reflete que, em geral, pessoas que chegam a perpetrar crimes; estes tem origem e formação na primeira infância. E para Kant, no texto “Sobre a pedagogia”, qual é sua reflexão sobre este assunto? Seu pensamento caminha paralelo ao de Adorno, ou ele também acredita que a educação amaina o instinto selvagem?

O pensamento de Adorno reprova toda imposição sem reflexão, pois entende que a “disciplina ríspida” faz do homem um ser com propósito egóico e de pouco auto conhecimento. Sem análise e desprovido de questionamentos, este ser torna-se presa fácil para qualquer tipo de ordem, pelo aprendizado a que foi submetido, em que o tom de comando fraqueja o questionamento e o elimina.

“Eu disse que aquelas pessoas são frias de maneira
especial. Cabem aqui algumas palavras sobre a frieza. Se não
se tratasse de uma característica básica da antropologia,
portanto da constituição humana tal como realmente existe em
nossa sociedade; se os homens não fossem, por isso,
profundamente indiferentes ao que acontece com todos os
demais, exceto alguns poucos aos quais encontram-se
intimamente ligados, possivelmente por interesses práticos,
então Auschwitz não teria sido possível, pois as pessoas não
o teriam aceito.” Adorno pág 7

Outro parágrafo de Kant que ameniza a disciplina rejeitada por Adorno é:

“Entretanto, não é suficiente treinar as crianças; urge que
aprendam a pensar. Devem-se observar os princípios dos quais
todas as ações derivam.”Kant pág 7

A partir desta urgência de Kant, denota-se à pesquisa um desacordo, em que o próprio Kant vê-se diante da prática da disciplina como um entrave na educação moral.

“A única causa do mal
consiste em não submeter a natureza à normas. No homem não
há germes, senão para o bem.”Kant

Nesta frase Kant remete à infância as aprendizagens negativas, as quais tornam-se criminosos, diante de total falta de moral. O que Adorno é conforme no entendimento.
E para tanto, Kant descreve critérios que devem ser submetidas às crianças em sua educação moral, dos quais seleciono dois para avaliar em contrapontos de Adorno:

“Na educação, o homem deve, portanto:
1. Ser disciplinado. Disciplinar quer dizer: procurar impedir
que a animalidade prejudique o caráter humano, tanto no
indivíduo como na sociedade. Portanto, a disciplina consiste em
domar a selvageria.”Kant

Nesta minha reflexão, talvez precipitada, pode-se observar a necessidade da disciplina na infância nas ações simples como: alimentar-se, vestir-se, utilizar meios adequados de portar-se em diversos ambientes... Talvez Kant estivesse fazendo referência a estas ações. Para tanto seria necessário aprofundar a leitura. E neste contexto a pesquisa não estaria de todo confrontando com Adorno, pois simplesmente estaria estudando e analisando atos primais.

Na frase de Adorno , a disciplina impede a animalidade, conforme Kant, através da conscientização, evidenciando os motivos que fizeram com que a frieza se sobressaia ao amor.

“A primeira coisa a fazer seria, portanto, ajudar na conscientização da frieza em si e apurar os motivos que a ela levaram.” Adorno pág. 8

4. Deve, por fim, cuidar da moralização. Na verdade, não
basta que o homem seja capaz de toda sorte de fins; convém
também que ele consiga a disposição de escolher apenas os
bons fins. Bons são aqueles fins aprovados necessariamente por
todos e que podem ser, ao mesmo tempo, os fins de cada um.”Kant

Aqui se pode perceber a clareza do indivíduo quanto sociedade, em acúmulo de ações que não prejudiquem o social. O que Adorno faz referência importante, quanto ao indivíduo e o esclarecimento das atitudes sociais e o bem de todos.

“Se o esclarecimento
racional – como bem sabe a psicologia – não dissolve
diretamente o mecanismo inconsciente, pelo menos fortalece
na pré-consciência determinadas contra-instâncias e ajuda a
preparar um clima desfavorável aos extremismos.” Adorno pág. 8


2) Analisando os textos, de Adorno e Kant, as visões pertinentes à liberdade, permanecem a mesma para ambos? Como eles se colocam frente a este problema? Eles acreditam que a liberdade mantém os homens menos selvagens e mais íntegros a sociedade?


Para Kant a educação e disciplina são um misto de dois sistemas, que relacionados entre si, tornam-se complexos, porém com resultados para a evolução do ser humano.
A educação para moral, em que crianças e adolescentes devem saber entender o que é necessariamente correto de realizar através do entendimento do bem, ou seja da moral.
Compreende que nascemos com germes do bem e que aos poucos somos conduzidos a conferir situações de aprendizagens que não valorizam e por conseqüência não desenvolvem este contexto natural, que carregamos ao nascer.
A educação da disciplina, que planeja e confere as crianças formas de comportamento ,para seu desenvolvimento, visto que estas não conseguem por si mesmas descobrirem o que é correto e o que lhes serve como seres humanos.

“A disciplina, porém, é puramente negativa, porque é o
tratamento através do qual se tira do homem a sua selvageria; a
instrução, pelo contrário, é a parte positiva da educação.
A selvageria consiste na independência de qualquer lei. A
disciplina submete o homem às leis da humanidade e começa a
fazê-Io sentir a força das próprias leis. Mas isso deve acontecer
bem cedo. Assim, as crianças são mandadas cedo à escola, não
para que aí aprendam alguma coisa, mas para que aí se
acostumem a ficar sentadas tranqüilamente e a obedecer
pontualmente àquilo que lhes é mandado,”
“Quem não tem cultura de nenhuma espécie é um bruto; quem não tem disciplina ou educação é um selvagem. A falta de disciplina é um
mal pior que falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais
tarde, ao passo de que não se pode abolir o estado selvagem e
corrigir um defeito de disciplina. Talvez a educação se torne
sempre melhor e cada uma das gerações futuras dê um passo a
mais em direção ao aperfeiçoamento da humanidade,”Kant

Para Adorno a liberdade é processo integral de aprendizagens e aperfeiçoamento. Consciência organizadora para futuras ações errôneas.Para Kant a indução do que é correto diante do social ou seja para o bem de todos, consiste em parte integrante da educação. Estes pensamentos se relacionam positivamente e quase que complementares.
Para Kant pode-se perceber novamente a dificuldade de relação entre liberdade e disciplina. A frase em que “o constrangimento é necessário”
Ele próprio admite que o ser humano descubra o elo que há entre ser submisso e não ser. Se a isto podemos chamar de elo e não de consciência pura.

“Um dos maiores problemas da educação é o poder de
conciliar a submissão ao constrangimento das leis com o
exercício da liberdade. Na verdade, o constrangimento é
necessário! De que modo, porém, cultivar a liberdade? É preciso
habituar o educando a suportar que a sua liberdade seja
submetida ao constrangimento de outrem e que, ao mesmo
tempo, dirija corretamente a sua liberdade.”Kant

Avaliação das perguntas:

A releitura de Adorno em determinados pontos, a fim de fazer relações entre os dois pensadores, fez com que eu compreendesse a questão da reflexão individual, conduzida pela educação, seja pelos pais ou pela instituição, abordada por Kant. Reflexão esta que torna-se a ligação entre os dois.
No princípio percebi Kant um tanto retrógrado, porém após reler e refletir pude perceber o estudo profundo que este fez sobre a educação e pedagogia, no tempo social em que escreveu o livro.
Pude comparar as abordagens, que claro, no caso de Adorno era uma referência bombástica, ao absurdo de Auschwitz e sua profunda preocupação com a reincidência de acontecimentos que se assemelhem ao horror do Holocausto Auschwitz , preocupação esta que o fez buscar estudiosos como Kant, que realizou estudo direcionado para a pedagogia da sua época.

Avaliação dos questionamentos realizados pela colega Maria Lúcia:
A atividade de retomada do que já se trabalhou anteriormente, no caso da leitura de Adorno e a comparação com Kant somou novas compreensões e refletidas análises do dia-a dia como professora.

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