Final de Semestre 1/2009
Coordenação do Pólo de Alvorada- Semestre 1 /09
Beatriz Corso Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa
Gerente de Pólo
Vanessa Costa
Tutores do Pólo
Adriane Quarti Irigaray
Grace Milcharek
Rosaura Karst N. Silva
Interdisciplinas do Eixo VI
SEMINÁRIO INTEGRADOR V - 75h - 5 créditos
Profª no Pólo: Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa
Tutoras: Daiane Grassi e Vanessa Costa
EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - 75h - 5 créditos
Profª. no Pólo: Mauren Lúcia Tezzari
Tutoras: Simone Ramminger e Rossana Della Costa
EMENTA: Breve análise histórica da educação especial. A LDBEN 1996 e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais no ensino regular. Avanços na legislação brasileira e as dificuldades estruturais no contexto do ensino no país. Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva: principais conceitos; a identificação do aluno com necessidades especiais; o processo de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades especiais; as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; avaliação, progressão e terminalidade escolar; a inserção no trabalho.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 60h - 4 créditos
Prof. no Pólo: Elaine Conte
Tutora: Ketia Kellen Araújo da Silva
EMENTA: Desenvolver a capacidade de argumentar e analisar conceitos visando uma reflexão crítica sobre o saber comum, as concepções de ser humano e a moralidade, além de abordar criticamente a relação entre aprendizagem e conhecimento, e os aspectos políticos da educação.
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA -75h - 5 créditos
Prof. no Pólo: Marilene Paré
Tutora: Tanara Forte Furtado
EMENTA: Entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo das questões afro e indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul. Leituras e reflexões teórico-práticas que possibilitem a compreensão da diversidade étnico-racial na complexidade social em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - 90h - 6 créditos
Profª no Pólo: Luciane Corte real
Tutoras: Maura Nunes e Andréa Gallego
Ementa:Teorias de aprendizagem e características da vida adulta (centrada no adulto professor). Reflexão sobre as relações do professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial