Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quarta-feira, junho 24, 2009

Final de Semestre 1/2009















Coordenação do Pólo de Alvorada- Semestre 1 /09

Beatriz Corso Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa

Gerente de Pólo

Vanessa Costa




Tutores do Pólo

Adriane Quarti Irigaray
Grace Milcharek
Rosaura Karst N. Silva

Interdisciplinas do Eixo VI

SEMINÁRIO INTEGRADOR V - 75h - 5 créditos
Profª no Pólo: Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa
Tutoras: Daiane Grassi e Vanessa Costa

EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - 75h - 5 créditos
Profª. no Pólo: Mauren Lúcia Tezzari
Tutoras: Simone Ramminger e Rossana Della Costa

EMENTA: Breve análise histórica da educação especial. A LDBEN 1996 e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais no ensino regular. Avanços na legislação brasileira e as dificuldades estruturais no contexto do ensino no país. Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva: principais conceitos; a identificação do aluno com necessidades especiais; o processo de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades especiais; as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; avaliação, progressão e terminalidade escolar; a inserção no trabalho.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 60h - 4 créditos
Prof. no Pólo: Elaine Conte
Tutora: Ketia Kellen Araújo da Silva

EMENTA: Desenvolver a capacidade de argumentar e analisar conceitos visando uma reflexão crítica sobre o saber comum, as concepções de ser humano e a moralidade, além de abordar criticamente a relação entre aprendizagem e conhecimento, e os aspectos políticos da educação.

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA -75h - 5 créditos
Prof. no Pólo: Marilene Paré
Tutora: Tanara Forte Furtado

EMENTA: Entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo das questões afro e indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul. Leituras e reflexões teórico-práticas que possibilitem a compreensão da diversidade étnico-racial na complexidade social em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - 90h - 6 créditos
Profª no Pólo: Luciane Corte real
Tutoras: Maura Nunes e Andréa Gallego

Ementa:Teorias de aprendizagem e características da vida adulta (centrada no adulto professor). Reflexão sobre as relações do professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial