Psicologia na 3ª Idade
Procurando a melhor forma de colaborar com o grupo...
Nesta coleta encontro algumas sugestões da professora Ivalina Porto, que tenho o grande prazer de arquivar neste blog:
Sugestões de ações dirigidas à comunidade em geral, órgãos educacionais, instituições sociais e à família do idoso:
a) valorizar o idoso pela experiência, cultura e sabedoria que pode
ser aproveitada em benefício das novas gerações;
b) proporcionar a permanência do idoso no lar e na comunidade,
onde tem oportunidade de receber afeto, carinho e compreensão;
c) permitir a participação do idoso na educação das crianças e
jovens; atribuir tarefas ao idoso, no lar, para que se sinta como membro
atuante e participante;
d) oferecer oportunidades para novos relacionamentos, incentivando-
o a participar de encontros sociais, culturais, artísticos e atividades
de lazer;
e) aproveitar a cultura e experiência do idoso nas escolas, convidando-
o para fazer palestras, participar de debates, entrevistas e encontros;
f) propiciar conhecimentos à população por meio de cursos,
encontros, campanhas e propagandas sobre o processo de envelhecimento, e o tratamento adequado que se deve oferecer ao idoso.
Ivalina Porto Professora de Psicologia do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da
Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Doutora em Psicologia – Universidade
de São Paulo (USP). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
a) valorizar o idoso pela experiência, cultura e sabedoria que pode
ser aproveitada em benefício das novas gerações;
b) proporcionar a permanência do idoso no lar e na comunidade,
onde tem oportunidade de receber afeto, carinho e compreensão;
c) permitir a participação do idoso na educação das crianças e
jovens; atribuir tarefas ao idoso, no lar, para que se sinta como membro
atuante e participante;
d) oferecer oportunidades para novos relacionamentos, incentivando-
o a participar de encontros sociais, culturais, artísticos e atividades
de lazer;
e) aproveitar a cultura e experiência do idoso nas escolas, convidando-
o para fazer palestras, participar de debates, entrevistas e encontros;
f) propiciar conhecimentos à população por meio de cursos,
encontros, campanhas e propagandas sobre o processo de envelhecimento, e o tratamento adequado que se deve oferecer ao idoso.
Ivalina Porto Professora de Psicologia do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da
Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Doutora em Psicologia – Universidade
de São Paulo (USP). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Marcadores: Psicologia da Vida Adulta
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