Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, outubro 27, 2008

O Tempo da Música, Entrêsvistas!


Produzi três entrevistas muito legais (ou não), dependendo do que podemos sentir ao conferir.

Mª Inês D. Oliveira, Integrante do Projeto “Influência Musical”.

PA: A música sempre fez parte de sua vida?

Maria de Lourdes (82 anos)
Sempre ouvia música desde criança, mas naquele tempo, a música que tínhamos era da igreja. Desde muito cedo gostava da missa porque podia cantar. Um dia, no coral o padre disse que minha voz era danada. Bem, fui deixando a voz de lado. Depois casei e ganhei um rádio. Lindo com botões enormes! Ouvi muitas canções lindas através dele. Sinatra era meu preferido. Meu filho vendeu para uma loja de antiguidades, já não funcionava há muito tempo. Depois que enviuvei continuei ouvindo mais música, pois me fazia bem.

Noeli (63 anos)
Não muito. Porque meu pai era muito rígido e dizia que música era coisa do diabo. Eu sabia que tal coisa tão bela nada tinha haver com isto, mas obedecia. Nunca íamos a bailes ou festas a não ser da igreja. Quando fui morar com minha irmã mais velha, para estudar, pude saber o que era uma música de verdade. Ouvíamos Roberto Carlos, Elvis... e muito mais. Casei e vivi muitos momentos felizes dançando com meu marido em bailes. Mas infelizmente Deus o levou cedo. Depois disso não escuto muita música, para falar a verdade até irrita quando tem festas e preciso estar ouvindo estes sons altos.
Carla (43 anos)
Sempre fez, mas eu nunca aprendi dançar. Minha mãe era doida por música e acordava ligando uma eletrola de disco vinil e nele tocava Roberto Carlos, Os Bertussi, Agnaldo Timóteo, um horror! Eu gostava de ouvir era Caetano Veloso, Chico Buarque, A Gente Somos Inútil, Ultrage, dos ...Nenhum de Nós também gosto muito. Mas eu gosto de ouvir! Nada de dançar.

PA: O que transformou em sua vida ( um tempo, ou um acontecido...) por causa da música ou de uma música?

Maria de Lourdes (82 anos)
Foi quando eu enviuvei. Eu sentia solidão. Filhos casados. Missão cumprida. Comecei a ouvir música e um dia uma vizinha que gostava das minhas múiscas disse que tinha comprado dois ingressos para um baile. Eu pulei por dentro, mas fiquei muito envergonhada. Enfim, fui no tal baile, dancei muito e um dia um senhor muito elegante me convidou para dançar Talismã, da dupla Leandro e Leonardo. Foi paixão, amor. Casamos aos 80 anos os dois e somos felizes demais, por causa da música.

Noeli (63 anos)
Foi um acontecimento. Quando casei, vim para esta cidade e começamos , eu e meu falecido marido a freqüentar um clube. Todos os sábados eu me aprontava linda e íamos dançar. O auge da época era a Jovem Guarda, fevers, Erasmo, Roberto...Wanderléa, eu me vestia como ela, cabelo, aplique, tudo igual. Meu falecido adorava. Fomos muito felizes. Vivi um conto de fadas inesquecível.

Carla (43 anos)
Foi no tempo de colégio. Estudava Química em escola estadual de POA, fazia parte do grêmio estudantil e éramos muito atuantes na política estudantil. E naquele tempo tinha uma música que dizia: Há muito tempo que ando, nas ruas de um porto não muito alegre... Não sou boa com nomes de músicas, mas esta ficou gravada. Fiz uma viagem até Minas num congresso da UNE. Fomos e voltamos cantando. Mas esta ficou como um marco na minha vida como pessoa. Aqueles dias em Minas me fizeram ver o mundo de outra forma. Conheci alunos fortes como Luciana Genro que hoje está ativa politicamente. Posso dizer que aprendi muitas coisas e esta música fez parte desta mudança de menina para moça, que podia pensar sozinha.

PA: Diga uma frase ou palavra sobre música

Maria de Lourdes
“A música traz valores e motivos novos”
Noeli
“A música traz paz”
Carla
“Viver e viver a beleza de ser um eterno aprendiz”

Marcadores:

1 Comentários:

Às 7:05 AM , Blogger Unknown disse...

Oi Maria Inês,
Passei para dar uma espiadinha no teu blog e fiquei sensibilizada com a tua produção relacionada à música. As três mulheres entrevistadas, cada uma a seu modo, me fizeram emocionar e rapidamente colocar uma musiquinha especial aqui... rsrs
Bjs, Tanara.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial