Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, setembro 30, 2008

Ler Devia Ser Proibido


"A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.

Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas:acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazesde suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem.

Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que pode ser de outra forma. Afinal de contas ler desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram...

Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas, projetos, manuais..." Trechos do texto "Ler Devia Ser Proibido" de Guiomar de Grammon.


Imaginem nossos alunos escondidos com seus livrinhos encebadinhos debaixo do braço, enrolados em lenços escuros. Falando sobre qualquer coisa fútil, disfarçando uma boa leitura?

Imaginem uma fila de banco onde pessoas olhassem fixas para casacos ou boinas ou qualquer outros objetos que pudessem conter um belo livro? Leituras encantadoras, levando-os a lugares e aventuras fantásticas? Saindo daquele momento fatídico num piscar de letras?

Quanta magia e poder poderiam obter os "irmãos" da tal "sociedade secreta" ?


Ler sempre trouxe e trará sabedoria e poder a todos aqueles que amam este verbo.



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial