Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, outubro 12, 2008

Leis Sistêmicas do Instituto Matrístico




O conviver cultural é sempre responsabilidade individual


Ximena Dávila Yañes
Humberto Maturana Romesin
Instituto Matrístico – 2003.

a) Lei sistêmica 1: as leis sistêmicas são abstrações das coerências do viver do observador.
b) Lei sistêmica 2: cada vez que em um conjunto de elementos começam a conservar-se certas relações, abre-se espaço para que tudo mude em torno das relações que se conservam
c) Lei sistêmica 3: o porvir histórico da humanidade não segue nem nunca seguiu um curso definido a partir dos recursos ou oportunidades como se esses fossem em si, tem seguido um curso continuamente definido a partir das emoções, dos gostos, preferências ou medos, a partir dos desejos. Nada é um recurso ou uma oportunidade em si, algo será um recurso ou uma oportunidade somente se nós o desejarmos.
d) Lei sistêmica 4: As conseqüências de um processo não participam em sua gênesis.




- Nessas circunstâncias, nosso verdadeiro tema é que queremos conservar no porvir do nosso viver humano. O que se conserva define o que pode mudar.
- Toda transformação cultural ocorre como uma mudança na configuração do emocionar que define o que se conserva e para tanto o que pode mudar. Toda mudança cultural é uma mudança no emocionar.
- O que queremos é uma mudança cultural. Porém, se não soubermos que o que define uma cultura é o emocionar que seus membros geralmente a conservam com seu viver ao viverem nela, não poderemos fazê-lo...
- e não poderemos fazê-lo porque colocamos nossa atenção naquilo que queremos mudar, gerando oposição, e não naquilo que queremos conservar gerando inspiração.











Estes conhecimentos gerados através das leituras reflexivas do texto "Transformações na convivência segundo Maturana" - Luciane Corte Real, professora da Universidade do Rio Grande do Sul de Psicologia no Curso de Pedagogia 2008 - Trazem muitas informações, carregadas de emoções, por este tanto diferencial, que com toda certeza fez-me entender os caminhos por onde trilhar dentro desta interdisciplina.

No DIA DA CRIANÇA, uma homenagem adulta,refletindo o futuro, através da aprendizagem...

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