Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, outubro 12, 2008

Lembrei da Conceição!



TRANSFORMAÇÕES NA
CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA

Luciane M. Corte Real


"Na “Biologia do Conhecer”, o conversar é o entrelaçamento de duas ações o linguajar e o emocionar. O linguajar, como fenômeno biológico relacional, é a coexistência de interações recorrentes, sob a forma de um fluxo recursivo de coordenações de coordenações comportamentais consensuais."



. “Ao viver, fluímos de um domínio de ações a outro, num contínuo emocionar que se entrelaça com nosso linguajar” (MATURANA; ZÖLLER, 2004, p. 9).




"Podemos observar redes de conversação que configuram relações hierárquicas baseadas no medo. Outras, que configuram relações mais heterárquicas, baseadas no amor. Se levarmos isso ao cotidiano das relações entre educadores e educados, também podemos verificar que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a." (CORTE REAL)




Retomando este texto novamente , posso entender que as relações estão para serem questionadas o tempo todo.


Eu tive uma professora de Língua Portuguesa, no Magistério, chamada Conceição, não lembro o sobrenome, e esta professora sempre, mas sempre em suas aulas dizia:


- Pergunta de novo!


- Agora tens certeza do que te expliquei?


- E agora tens certeza de que te falei a verdade?


- Não deves acreditar simplemente. Deves questionar mais de uma opinião.




Achava aquilo muito chato, pois eram perguntinhas simples que estavam dentro da Hildebrando (gramática de uso diário). Pois eu sempre ia conferir mesmo.




Quando estava no 3º ano do curso, entendi que ela estava despertando meu senso crítico e que havia conseguido.




Eu nunca mais deixei de questionar a vida. Entendi que fui educada para ficar quieta e calar a boca, para não querer saber mais nada além do que era oferecido no momento e acatar o que me era dito.


Conceição me libertou deste medo.


Marcadores:

1 Comentários:

Às 12:10 PM , Blogger ROSAURA KARST disse...

Oi
Inês
Feliz dia do Professor atrasado.
Muito boa as tuas reflexões.
Mas não esqueça que esta terminando o semestre e vai precisar de todas as reflexões das interdisciplinas para fazer o teu portfólio.
Beijos
Rosaura

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial