Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, junho 30, 2008

Conclusão Final do Projeto Individual de Estudos



Conclusões


Quando problematizei minha relação com tudo o que havia encontrado
na Universidade, no curso do Magistério e na minha atividade docente, concluí que de tudo que conheci, gostei e compreendi, apliquei na prática.
Este fazer acompanhado de valores que me encaminhavam para saber cada vez mais, ou seja, sempre que havia oportunidades de ampliar os conhecimentos, eu estava presente. Porém o que particularmente me distanciava era da Matemática.

A aula presencial Em Seminário Integrador, que enfocava na pergunta, foi introdutória.
Fez perceber as questões ainda inocentes, tolas, ou seja, aqueles conceitos que ficaram a margem dos questionamentos por longa data, sem pesquisas concretas e científicas.
Busquei no íntimo da minha atividade profissional o que me havia distanciado.

Quando postei a primeira vez, custei a expressar o que desejava.

Eu estava em falta sim. A Matemática em minha sala de aula era pobre e sem gosto, sempre propunha trabalhos simples relativos a números, grafias, quantidades, operações com material concreto (no máximo).
Nunca havia feito relações com o a vida prática como: Utilizar as tabelas de contagens dos alunos em construções matemáticas,
Tabelas estas que foram construídas, (posteriormente ao meu estudo)pelos próprios alunos, o que lhes trazia orgulho e motivação.

Ao começar o trabalho investigativo para meu PIE, observei uma característica: Não conhecia o sentido real da Matemática, a amplitude teórica e prática, das quais só destacava a teórica e não gostava, desconhecia e me apartava cada vez mais.

O encontro com as possibilidades se deu através de estudos feitos em revistas, blogs educacionais, estudos de profissionais na área, dos PCNs., juntamente com as reflexões propostas em Representação do Mundo Pelas Ciências, que apresentava os ciclos, os movimentos matemáticos da vida.

Estas reflexões práticas, co relacionadas ao fazer diário de sala de aula, deram
sentido aos jogos, aos conceitos matemáticos (que se entrecruzaram com muita
coerência) juntamente com a socialização, numa relação de sugestões, trocas,
interatividade, consenso de grupo, respeito e equilíbrio, tudo do que se necessita
para viver bem no espaço e no tempo.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial