Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sábado, junho 21, 2008

Ciclos de vida

Os fenômenos apresentados nas atividades de Representação do Mundo Pelas Ciências, mostraram um sentido diferente e agradável na construção dos meus saberes. Descobri que posso trabalhar com meus alunos os ciclos da vida, da natureza, dos tempos e de formas sugestivas como: Poesia, música, teatro, filmes, dos quais podemos retirar muita informação sobre os tempos e espaços que nos dizem respeito e fornecem perspectivas investigativas com propostas pedagógicas de muita qualidade.



Ao prepararmos a Feira das Ciências/2008, na escola, pensamos nas frutas e dividimos as turmas em grupos, que trataram de pesquisar de duas a três delas.


Pude trabalhar com os alunos a fruta e suas propriedades, o tempo de colheita, que tipo de solos elas se adequam, que frutas precisamos para cada época do ano, pelas necessidades básicas que temos como ser humano. Utilizamos em trabalho de linguagem, escolhendo grupos, que nomeavam-se por frutas (a pedido dos alunos) e neste trabalho foi feito um "soletrando" somente de frutas.

Trouxemos as pesquisas e montamos um texto único, que foi aceito por todos com prazer.

Foi um trabalho bem interessante para os alunos , que traziam as frutas, com muito orgulho, dizendo serem colhidas no pátio da vovó ou de sua própria casa.


Pesquisaram também as frutas (na internet, livros, revistas, almanaques, etc) que não estavam na época de colheita.

Durante a Feira estavam sempre prontos a falar e explicar tudo o que sabiam a cada visitante, oferecendo uma deliciosa degustação!


O trabalho rendeu uma super aprendizagem!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial