Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, junho 08, 2008

Na Pracinha Tem Matemática!

O momento da pracinha, na Educação Infantil, é muito importante para o desenvolvimento dos pequeninos sim. Porém quando observo meus alunos e compartilho de suas brincadeiras posso levá-los a pensar sobre conceitos matemáticos como:
Quando sobem no quadriculado de ferro, balançando ou se enrolando, para subir ou descer em manobras, podem contar seus degraus e cores, utilizam esquerdo e direito para alcançarem seu coleguinha que está no lado oposto dele no brinquedo, ou quando Bianca diz aos colegas que vai desenhar seu labirinto na sala, através da experiência que teve no quadriculado. Ou quando Fernanda inventa a brincadeira de subir contando quantas barras tocou. E estabeleço desafio de tocar o maior número de barras para subir é preciso uma "certa organização" pois todos querem tocar muitas barras. Desenvolvemos ali um sentido matemático desafiador e gostoso.




Outra oportunidade é a brincadeira com a areia, que além de contribuir para tantas áreas psicomotoras e da saúde física mesmo, podem nos levar a um mundo imaginário onde exploramos a Matemática e seus conceitos.
Neste dia registrei a história que três alunos inventaram a partir da construção do seu castelo de areia. Dois alunos estavam seguros do número de soldados que havia ao redor do castelo, porém um terceiro não. Através da intervenção dos colegas nesta atividade, pude visualizar a desestruturação do pensamento retomando a questão numérica, contando e recontando com as colegas até compreender o quanto eram doze.

Na gangorra, concluímos que ambos os lados devem ter pesos parecidos.
A quantidade e o peso são investigados aqui através de situações problemas, quando a professora pergunta sobre quem já viu medidores de peso, ou o que vem a ser peso? Recortar figuras de máquinas que pesam ou pedir para pais que falem e desenhem balanças.
Quem anda com quem na balança? Quantos podem balançar ao mesmo tempo com quem? São estimativas que servem de estímulo e desafio para comprovarem no outro dia de brincadeira o que "dá certo". Construindo saberes sobre medidas num tom leve e agradável.

As observações e intervenções matemáticas só se tornam realidade a partir do PIE.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial