PCN s Matemáticos
Os princípios matemáticos que os PCN s nos sugerem são de uma conceitualidade e utilidade abrangedora.
Pontuam as necessidades dos indivíduos em suas particularidades.
Trazem uma leitura de mundo observadora, questionadora, utilitária, que faz sentido a todo instante.
A idéia é contextualizar a pesquisa, saber o que fez, por que fez, onde aplicará.
Construir auto-estima, potencializadora de seres.
Objetivos Gerais de Matemática para o Ensino Fundamental:
As finalidades do ensino de Matemática indicam, como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a:
ބ Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo aa sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidadde para resolver problemas.
ބ Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático ( aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
ބ Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
As finalidades do ensino de Matemática indicam, como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a:
ބ Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo aa sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidadde para resolver problemas.
ބ Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático ( aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
ބ Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
ބ Resolver situações – problema, sabendo validar estratégias de resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução , intuição, analogia, estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos bem como instrumento tecnológico disponível;
ބ Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
ބ Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre estes temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
ބ Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto - estima e a perseverança de soluções;
ބ Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos identificando aspectos consensuais, ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
A letra em chocolate é para dizer o quanto tenho saboreado a Matemática!!
Marcadores: seminario Integrador IV
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial