Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quarta-feira, outubro 27, 2010

Refletir V semestre...




A reflexão do semestre V no curso PEAD UFRGS...

A retomada inicial vai para o Sem. Int. com a construção da tabela
sobre o tempo dedicado ao curso. Penso que naquele tempo eu estava
dentro de um ritmo diferente, não mais nem menos, mas diferente. A tal tabela definia horas, lugares e tarefas, uma verdadeira e minuciosa pesquisa de nós mesmos. Rendeu o entendimento de que devo dedicar-me com calma ( o que vale para hoje também).

O PA realizado em grupo, acrescentou a compreensão da solidariedade, da construção dos saberes diferentes, aliás tudo diferente, cada aluno atuava em seu tempo, com sua contribuição, que às vezes perturbava outras acrescentava. Realizações difíceis para compor um trabalho único. O resultado final foi bem produtivo, aprendi muitas coisas sobre música, natureza e seus sons, o som interno dos humanos, o ritmo do mundo, as terapias musicais... As entrevistas que realizamos também foram interessantes para verificar as diferentes situações em que a música fez parte da vida das pessoas (no contexto social). Enfim, enriqueci muito meus conhecimentos e reflexões a respeito da música. O importante deste trabalho foi a prática de um PA, que tem como base o interesse de um grupo, não projeto de alguém da direção da escola ou coordenação, mas do grupo de alunos, o que garante a visão, a construção e a exposição dos resultados dos diferentes.

Também neste semestre vivenciei o curso caef, que modificou meu olhar e pensar sobre música. O estudo para repertório em sala de aula agregou valor profundo a musicalização e a prática. Trabalhar com música exige saber, o que pretendo buscar ainda mais. Com este curso fiquei sabendo que posso compreender estes saberes, o que antes achava impossível, agora está na área do bem possível.

Avaliando minhas postagens do V semestre percebi, novamente, que não voltava às postagens para averiguar os pedidos da tutora, o que me fez diminuir a qualidade das postagens e aprendizagens.

Percebi, novamente, que não voltava às postagens para averiguar os pedidos da tutora no V semestre.

Na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, foi possível conhecer teoricamente a base educacional, da qual fazemos parte na prática. Repensar a educação nacional e os sistemas de ensino, educação básica, em que atuamos diariamente, com suas regras e leis. Refazer análises dos profissionais da educação, na qual refleti sobre minhas ideologias e em que interferiam na sala de aula. Realizei a tarefa árdua de entrevistar pessoal da instituição pública e os planos políticos do município, construí novos olhares sobre as questões da escola, repensando por exemplo, a importância da merenda escolar, como chega e como é realizada na escola. Obtive interessante aprendizagem sobre as políticas públicas, e principalmente as políticas educacionais neste semestre, com certeza ampliou minha relação de criticidade com as políticas públicas e a interferência direta nesta área.

Em Organização da Escola, observei a gestão novamente, fazendo as reflexões do dia a dia escolar, seus pretextos e fugas, os falsos valores democráticos, com os quais ainda somos tão bombardeados. As gestões com suas vivências e a repercussão de tais atitudes.

O estudo do PPP e regimento da escola em que trabalhava, novamente visualizado, trazia o repensar e a avaliação deste documento. Cresci, pois as oportunidades novas de reflexão, com olhar diferenciado e acadêmico, mudava a forma de agir na escola.

No V semestre as postagens eram recheadas de falas de educadores pensadores etc, alguns trabalhos práticos registrados em forma de fotos ou slides, poucas reflexões da autora do blog. Conseguia escrever pouco sobre minhas dificuldades e aprendizagens. O trabalho da inter de Psicologia Adulta ajudava neste sentido, pois as postagens que faziam relação a esta inter, configuravam uma resposta aos estímulos do debate, no famoso cafezinho, da opinião, a qual faço tanta questão que os alunos obtenham hoje em dia... As transformações de Maturana, que abordam as relações de medo e amor nas escolas, trouxeram tanto relações diferenciadas com gestores ou com equipe, como com alunos, todos emocionando as aprendizagens... E deste passado, no qual procurei comparar atitudes educacionais e emocionais, fica a aprendizagem do amor como sendo a chave de liberdade e comunicação.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 5:19 AM , Blogger mauranunes.com disse...

Oi Ma Inês! Muitas aprendizagens e reflexões... Aprender a trabalhar sozinha, organizar-se com o tempo, aprender a trabalhar em grupo e perceber o ganho que se tem com isso, além de desenvolver o sendo crítico. E mais uma vez tens a percepção de que tivesses um aprendizado com relação ao desenvolvimento da reflexão e a capacidade de se expor em teus escritos. São aprendizagens para a vida, como um todo. Bjs, Maura - tutora do SI

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial