Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quinta-feira, outubro 14, 2010

Reflexões


Esta postagem fará referência às postagens sobre o curso PEAD
No 3º semestre.
A coincidência que ocorreu aqui hoje foi muito legal,porque a postagem
da qual inicio a refletir, estava próxima ao Dia dos Professores...
A sensibilidade de colegas que passavam para dar
uma espiadinha e abraço pelo Dia, sempre emociona. Esta rede de amizades sempre tão presente!
Iniciei a postagem do III semestre somente com súmulas, o que em nada
atrapalhava o início do novo semestre, porém não acrescentei
uma palavra a respeito do que iríamos vivenciar, uma expectativa...

O silêncio novamente triunfante...mesmo coma provocação da tutora
Daiane sobre as evidências e argumentações...
Outro erro que percebi foi que novamente neste semestre não voltava aos comentários para dar retorno do que escrevia no blog.
Penso que necessitava ampliar minha inserção na tal rede cooperativa, pelo menos naquele momento.

Uma postagem sobre a imagem (que transcrevo logo abaixo), foi profunda em seu sentido (porque eu mesma sei do que se tratava – sempre fui muito ligada à imagens. Quando pequena, minha mãe professora, nos incentivava a criar. Pouco ligava as bagunças que fazíamos com suas camisolas imensas de enxoval de noiva, nas quais éramos princesas, fadas, pássaros... Minha irmã se direcionou para Música, cantando como soprano em corais, sendo hoje, coordenadora do Coral Municipal de Alvorada e eu era péssima em canto, como até hoje, mas em teatro e arte fazia chover, pois amava desenhar, criar peças, produzir arte, vivências estas, que tanto construíram meus aprendizados e adicionaram cores e criatividade ao meu viver ).
Vejo que tudo que escrevo hoje sobre este pensamento, tão ligado ao meu íntimo, que me relaciona com o meu trabalho e me dá entusiasmo profundo, devia ter sido expresso naquele tempo.
O pensamento abaixo, que escrevi na época, em nada explicitava para o curso o que sentia ou pensava, apesar de estar fazendo relação intensa com Artes e com o que realmente emocionava minha profissão.
Nela escrevi:
"...a imagem que domina a vida subjetiva do indivíduo, determinando com grande medida seus pensamentos, sentimentos e comportamentos". (Rosenberg - auto imagem)

Estas postagens iniciais (as quais penso que estavam muito ligadas a minha doença física da época) em quase nada respondiam minha participação ao PEAD.

Passado algum tempo é que realmente me abri e escrevi sobre meus questionamentos. Falei em arrogância (fiz relação de não expressar-me como sentimento de arrogância, pois não precisava de ajuda ao não relatava nenhuma das dificuldades).Atitude esta, que somente perturbava. Apresentei em postagem uma transformação, que se dava pelo fato de ter repensado sobre o filme, do qual falei em reflexão anterior. "Doze Homens e uma Sentença", ao qual assistimos, a pedido do Seminário III. “...naquele dia me propus a averiguar-me, muitas mudanças vem acontecendo e aos poucos, vejam bem, não sou fácil nesta questão de expôr o que sinto. Mas estou com o propósito para tal”.

Já dizia uma tia antiga: Antes tarde do que nunca!!!!!!!!!!!!

Em Ludicidade, renovei minhas intenções neste semestre comecei a expressar minhas reflexões, devagar, mas melhor do que anteriormente. Apresentava slides e fotos de trabalhos realizados em sala , que ilustrava e engrandecia enormemente minhas postagens. Dá para perceber que começava a melhorar a saúde. As interdisciplinas ajudaram muito, pois como escrevi em ocasião anterior – a música, a arte, a brincadeira elevam as sensações mais sutis do nosso corpo e mente.
Acrescentava sempre que podia, às postagens muitos slides, deixando a apresentação tão melhor de ser compreendida.

A imagem é forte, intensa abrigando amplitude de descobertas, sensações e inter-relação com outras atividades.

A satisfação pessoal se apresentava durante este semestre na seqüência das postagens, sempre fazendo link ao estudo de evidencias e argumentações, que ecoavam com bons ventos, sempre trazendo perfumes de flores e aromas agradáveis às minhas expectativas cognitivas e emocionais.

Um pensamento que me ocorre seguidamente, seja em qual for momento da vida é: “pesquisar cada detalhe e não aceitar qualquer resultado, que quase quase sempre são equivocados pela rapidez e imediatismo”. E este surgiu exatamente nesta época.

Parece cansativo este ir e vir, mas não posso deixar de fora o endereço com texto aberto e sensível de tudo que aprendia até aquele momento:

http://mariegog.blogspot.com/2007/12/seminrio-iii.html

Nas postagens que seguiram o semestre notava-se aumento do entusiasmo, fosse com Ludicidade, Música, Teatro, Arte, as próprias releituras na proposta triangular, da qual tomei emprestada a alma e muito do corpo, para construir meu tcc. Acredito que quando estagiamos o dia-a-dia vai nos consumindo e não consegui revelar naquele momento tudo que visualizo hoje, quando revejo minha base teórica na interdisciplina e na prática. Poderia ter ido muito além, mas como sou profissional, que aos poucos vem modificando as idéias, assim funciona ... aos poucos... Lesmóticamente...

Marcadores:

1 Comentários:

Às 5:35 PM , Blogger mauranunes.com disse...

Oi Ma Inês! É muito importante reconheceres o que não era tão bom ou adequado naquele período. Não pensemos em erro, pois estavas em processo de aprendizagem. E isso fica evidente hoje nas tuas percepções e registros - o teu crescimento, tua vontade de transformar. Como bem disseste “necessitava ampliar minha inserção na tal rede cooperativa, pelo menos naquele momento.”. Sim, Ma Inês, tudo tem seu tempo e este não é igual para todos (o que é muito interessante!). O importante e abrir-se para o novo e seguir aprendendo, refletindo, expressando... []! Maura – tutora do SI

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial