Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, outubro 15, 2010

Refletir sobre o IV semestre...

Neste texto iniciarei, lembrando das provocações que a profe Beatriz Corso sempre me fazia ao longo dos semestres.
Apesar da vida intensa de 40 horas semanais, mais família de 3 filhos, marido, cachorras e gata, sempre me volto para pesquisa da nossa vida sutil, das levezas discretíssimas que nos acompanham e que pela rapidez da roda viva, às vezes, nem ligamos. Mas eu ligo. Este “mas” por várias vezes me leva a certa “desatenção” ao mundo real. Ao qual a professora Bea sempre conseguia me “resgatar”, além é claro que este curso, ao qual se desenvolve, quase que, única e exclusivamente pelo compromisso organizacional – individual – aprendi a amar os poderes sutis, sem deixar minhas atividades acadêmicas no segundo plano. Graças ao rigor e a disciplina que esta profe trata sua tarefa. Obrigada!

“E como será esse mundo? Por isso, temos que pensar mais em desenvolvimento de competências não achas? Bom para o Plano individual não?
Um abração
Bea” Um dos tantos “resgates” de que falo acima.

O semestre foi muito denso e prático, porque foi feito trabalho nas interdisciplinas dos quais utilizo em minhas aulas com freqüência. Aprendi muito e guardei material suficiente para colorir muitas aulas.

Em seminário IV trabalhamos as perguntas para os PIEs, nas quais tornaram possível a consciência e a segurança no uso do construtivismo em minha prática escolar e o compromisso nas construções de competências, das quais professores tanto mencionam, porém fundamentar teoricamente e realizar na prática estes princípios nos tornam diferenciados e pensantes...o professor que aprende a trabalhar com construção de competências a partir da pergunta, não torna mais à cópia pela cópia.

Foi realizado resgate de nossas vivências em Representação do Mundo pelas Ciências Naturais e Representação do Mundo pelos Estudos Sociais. O poder da compreensão através experiência, foram novamente aplicados neste semestre. Participei das atividades sempre complementando meus pensamentos com as questões sobre o construtivismo, que hoje considero básicas para educação de qualidade, que põe nossos alunos a pensar e desvendar processos de grande valia para suas vidas.

Preciso colar aqui uma reflexão bem profunda, que fala da alegria que neste semestre experimentamos, da aprendizagem com amor ...
http://mariegog.blogspot.com/2008/04/avaliao-do-portiflio2007.html

Em minha construção de PIE, trabalhei a pesquisa para que eu mesma entendesse as zonas proximais, de Vygostsky e com relatos no blog. As pesquisas em outros espaços ciber’s, que iam compondo um novo olhar, não só de aquisição de conhecimento, ou troca de um conceito por outro que “parecia” ser mais amplo, mas através de atitudes práticas que interligavam teoria à prática, pela convicção do que dá certo.Este período foi de grande aprendizagem para minha vida profissional.

Outro ponto positivo, que destaco nestas postagens do IV semestre, era o número de postagens por mês - Mais ou menos uma a cada dois dias. Bem profundas, com embasamento teórico e reflexões consisitentes, muitas delas com relatos de alunos ou imagens que comprovavam a aprendizagem.

No registro abaixo é possível determinar o quanto o semestre reuniu aprendizagens (Ciências, Matemática, Estudos Sociais) das quais foram se entrelaçando e fazendo sentido à minha vida, tanto profissional como particular:

“Esquecemos que somos a natureza. Ficamos arrogantes nesta exclusão do todo.E assim se deu, também, o processo de gosto pela Matemática (objetivo primeiro indicado no meu Plano Individual de Estudos). A Matemática é ciclada e não mecânica e fria. Ambos, o tempo e a Matemática são vivos e em movimento.”


* A imagem é de uma flor chamada bromelia Humilis , uma lindeza, que é parente do abacaxi. Nada por acaso: Como abacaxis se transmutam em flores?
Da mesma forma que estudos e pesquisas de aprendizagens, que não nos atraem, podem ser modificadas.
Assim em meu PIE, no qual pesquisei Matemática nas séries iniciais, transformei minha visão de abacaxi para bromélia Humilis. Visão esta que hoje tem a consciência do quanto Matemática é interessante e sinônimo de habilidades substanciais.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 6:36 AM , Blogger mauranunes.com disse...

Adquirir novas competências a partir das aprendizagens, instrumentalização teórica, estudar e pesquisar novas práticas é fundamental para que haja uma transformação na prática em sala de aula. A teoria realmente nos dá a confiança e a segurança necessárias para um bom trabalho.
Que bom que houve esta transformação para ti e com o pé no chão, não é mesmo! Bjs,Maura - tutora do SI

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial