Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, maio 29, 2009

Inteligência em Educação Especial


Conforme estudos de Piaget
a inteligência
se constrói através das trocas entre
organismo e meio, mecanismo pelo
qual se dá a formação das estruturas
cognitivas.


O organismo com sua bagagem hereditária, em contato com o
meio, perturba-se, desequilibra-se e, para
superar esse desequilíbrio e se adaptar, pratica suas hipóteses fazendo relações com os conhecimentos anteriores.(aprendizagem)




A inteligência da criança depende em grande parte da locomoção e manipulação do corpo, desta forma os alunos com necessidade de aprendizagem especial tem seu desenvolvimento truncado por diversos momentos em sua vida.


Há grande necessidade de reabilitar estes momentos que ficaram sem benefícios. Dentro da sala de aula a interação não pode ficar somente no nível da ação socializadora.


A aprendizagem sendo carregada de estímulos será um resgate de tempo na aprendizagem.


Os princípios que envolvem a ação socializadora são graus em potencial para a prendizagem dos conteúdos em sala de aula.


"É muito mais significativo à criança
desenvolver habilidades de fala se ela tem com quem
se comunicar. Da mesma forma, é mais significativo
desenvolver habilidade de andar se para ela está
garantido o seu direito de ir e vir."




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