Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, maio 22, 2009

Quem quer brincar com a Tânia Fortuna?


INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?" Ano VI, n. 83 – 28 de Abril de 2009.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FALANDO EM BRINCAR
Graças à iniciativa da ITLA (International Toy Library Association), já há alguns anos o mês de maio tem sido consagrado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, inclusive no Brasil. Na França, por exemplo, no último final de semana desse mês, as brinquedotecas têm entrada franca. Em diversos países os parques e as praças são tomados por inúmeras atividades de animação lúdica durante todo o mês e mais especialmente no dia 28 de maio. Note-se que não se trata de dia do brinquedo, tampouco de dia da criança, mas sim da ação de brincar.
Convidamos nossos “amigos de brinquedo” a se unirem a esta vasta rede de valorização da brincadeira e do direito de brincar, brincando neste dia, para que, um dia, todo dia seja dia de brincar. Afinal, que melhor forma há de comemorar a brincadeira que não seja brincando?

Com votos de feliz dia do brincar,
Tânia Ramos Fortuna

* Conversa com quem gosta de brincar comemorativa ao dia internacional do brincar – oficina lúdica
O Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” comemorará o dia internacional do brincar com uma oficina lúdica desenvolvida por seus colaboradores, destinada a educadores em geral.
A atividade terá tradução simultânea em LIBRAS.
Dia: 28 de maio de 2009.
Horário: das 18h30min às 20h30min
Local: Faculdade de Educação da UFRGS. Av. Paulo Gama, s.n., sala 101 - térreo – Porto Alegre (RS/BRASIL).
Atividade gratuita, sem inscrição prévia (é só chegar e brincar!).
Maiores informações:
Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” – FACED/UFRGS
Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 - Porto Alegre (RS/ BRASIL) CEP.: 90046-900
Fone: ( 51) 3308-3432
Fax: (51) 3308-3985
Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br
Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar
ACONTECEU
Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.
* Jogos Boole perdem seu idealizador
Procópio Mendonça Mello, professor de matemática durante 25 anos em Porto Alegre, idealizador dos Jogos Boole, faleceu em 18 de março de 2009. Deixa um trabalho inédito desenvolvido a partir dos seus estudos da lógica e que obteve reconhecimento internacional.

Inspirados no matemático George Boole, um dos criadores da matemática utilizada nos computadores de hoje, os jogos são compostos por livros, baralhos e jogos de computador ilustrados por um material rico em imagens, sons e palavras não somente em português, mas, em inglês, francês e espanhol.
Contato:
Helena Mello - Jornalista e Mestranda em Artes cênicas pela UFRGSFone: (51) 3249-4324/3273-4324www.webeditoria.com.br

* O GAEPPE promoveu, no dia 14 de abril, a oficina: “Brincar: uma maneira divertida de ensinar na Educação Infantil”, com as ministrantes: Daniela Cifali, psicóloga e Graziela Rossi, pedagoga. O evento ocorreu no Colégio Santa Cecília, em Porto Alegre (RS/Brasil).
Maiores informações:
Site: www.gaeppe.com.br
E-mail:
gaeppe@terra.com.br


* O II Seminário do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte ocorreu nos dias 23 e 24 de abril de 2009, no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância, em Natal (Rio Grande do Norte/Brasil). O objetivo desse evento, além de caráter formativo em busca da qualidade da Educação Infantil, foi o de discutir a extensão da obrigatoriedade do ensino, aos atuais 6 a 14 anos (restrito ensino fundamental) para 4 a 17 anos (incluindo pré-escola e ensino médio), assim como divulgar a CONAE – Conferência Nacional de Educação, em busca da qualidade da educação e da construção de um sistema nacional articulado de educação.
Maiores informações:
Fones: NEPI: (84) 3215 3472/ NEI: (84) 3215 3471

* No dia 23 de abril, foi lançado o Kit Educativo do Projeto Personagens do Centro de Porto Alegre (RS/Brasil). O projeto Personagens do Centro de Porto Alegre é uma idealização e criação da pesquisadora, arte-educadora e artista plástica Alice Bemvenuti.
Maiores informações:
E-mail: alice@alice.art.br

* No dia 25 de abril, ocorreu o "Encontro de formação continuada de recursos humanos para educação", com a ministrante Neiva Coelho Paim, na Creche Anjinho do Saber, em Porto Alegre (RS/Brasil).
Maiores informações:
E-mail: anjinhodosaber@gmail.com


_________________________________________________________________________
MURAL INFORMATIVO
Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.

* Acesse o site:
http://www.abrinquedoteca.com.br/artigos_integra2.asp?id=28
e confira o artigo que a professora Tânia Ramos Fortuna escreveu intitulado “Para um modelo de Brinquedotecas para a América Latina”.
Maiores informações:
Site: www.abrinquedoteca.com.br
E-mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br

* Ciclo de debates "A Conferência Nacional de Educação na FACED"
Será realizado nos dias 4 a 7 de maio na sala 101 da FACED/UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro. Porto Alegre – RS/Brasil). O ciclo integra as ações preparatórias da Conferência Nacional de Educação-CONAE, que objetiva a proposição de Diretrizes para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e para o Plano Nacional de Educação-PNE, e formulará as estratégias para a sua implementação. Pretende também construir uma visão própria sobre a proposta (documento referência disponível no site
www.mec.gov.br
), e subsidiar a participação da Faculdade, através de seus professores, nas Conferências Municipais e Intermunicipais que ocorrerão no mês de junho de 2009.
A entrada é franca, sem inscrições prévias. Estão convidados a participar estudantes, professores, gestores, pais, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, universidades e a comunidade em geral. Será fornecido atestado de participação.
Maiores informações:
Fone: (51) 3308.4128 (à tarde, com Michelle)
E-mail: michelle.perceval@ufrgs.br

* 3º ciclo de palestras "Construindo redes de apoio à aprendizagem"
A primeira atividade de Práticas Restaurativas de 2009 terá início no dia 9 de maio de 2009. O evento ocorrerá das 10h20 às 12h, na FAE-Sevigné (Rua Duque de Caxias, 1475. Bairro: Centro. Porto Alegre - RS/Brasil), como parte das atividades do 3º ciclo de palestras "Construindo redes de apoio à aprendizagem". A promoção é das escolas municipais da Zona Sul, com a participação do Projeto Justiça para o Século 21, do qual a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) é parceira institucional. Além de ser um método de resolução não-violenta de conflitos, a Justiça Restaurativa consiste em um novo modelo de justiça que assume as relações prejudicadas por situações de violência como preocupação central e que se orienta pelas consequências e danos causados e não pela definição de culpados e punições. Valoriza a autonomia e o diálogo entre as pessoas, criando oportunidades para que os envolvidos em situações de violência (ofensor, vítima, familiares, comunidades) se expressem e participem da construção de ações concretas para prevenir a violência e lidar com suas implicações.

Maiores informações:
Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=105869&p_secao=3&di=2009-04-15

* Playmobil em forma de jogo eletrônico
Los Playmobil tendrán su formato videojuego: Los clicks de Playmobil se preparan para aparecer con una nueva línea de juegos. Se trata de juegos para ordenadores y Mac destinados a niños. Micronet, empresa desarrolladora y distribuidora de software de consumo, comercializará esta nueva línea de juegos infantiles basada en los famosos Clicks de Playmobil. Cada juego presentará un viaje temático protagonizado por Alex y Laura, dos niños clicks que dejan volar su imaginación y se embarcan en diferentes aventuras. Micronet mantendrá los valores que siempre han caracterizado a estos juguetes y en la que ellos son expertos con otros productos de su catálogo: fomentar la imaginación y la creatividad al tiempo que promueven la destreza manual y aptitudes cognitivas y emocionales.
Maiores informações:
Site: http://www.ludomecum.com/comun/ludonews.php?id=2009_marzo

E-mail: info@ludomecum.com

* Notícias Cataventus
Todas as quartas-feiras têm Roda de Histórias na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, em parceria com a Biblioteca Lucília Minssen. É só agendar pelo telefone: (51) 3225 7089. Escolas públicas: 1 kg de alimento. Escolas particulares: R$5,00 por criançaNo dia 06 de maio no Barato Bar (Sarmento Leite, 969 - Cidade Baixa, em Porto Alegre - RS/Brasil) será comemorada a festa de aniversário da Cataventus, a partir das 20 horas. Compareça!Estamos agendando também visitas nas escolas para conhecerem os recursos usados na Contação de Histórias do grupo Cataventus.Precisamos de padrinhos! Com objetivo de dar continuidade ao Projeto "Conte Outra Vez" no Abrigo Renascer de Canoas, estamos buscando padrinhos para as crianças. Para mantermos o grupo com aulas e oficinas semanais e atender um novo grupo em 2009 precisamos de apadrinhamento, mantendo assim um calendário de apresentações em escolas e entidades sociais oportunizando a participação do jovem na vida da comunidade, onde trocamos contação de histórias por material de higiene, alimentos, etc.Maiores informações:
Site: www.cataventus.org.br

* X Prêmio Arte na escola
Estão abertas as inscrições para o X Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado pelo Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, dirigido a professores que lecionam arte na rede pública e privada de ensino regular. Os profissionais podem se inscrever pelo site www.artenaescola.org.br/premio até 27 de abril, em um dos cinco níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano; Ensino Médio; Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – EJA. O objetivo do Prêmio é valorizar e reconhecer o professor e suas experiências educativas no ensino de Arte. As experiências podem ser desenvolvidas nas seguintes linguagens artes visuais, teatro, dança ou música, desenvolvidas em 2007 e 2008. Cada professor vencedor receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil. Já as escolas onde as experiências educativas forem premiadas serão contempladas com um computador e uma máquina fotográfica digital. Experiências educativas coletivas devem participar com apenas um representante da equipe e só é permitida a inscrição de um trabalho por autor. Maiores informações:
Site www.artenaescola.org.br/premio
E-mail
premio@artenaescola.org.br

Fone: (11) 3103-8062.

* Exposição comemorativa ao Aniversário de 50 anos da Barbie
Dia: a partir do dia 18 de abril de 2009
Local: Museu dos Brinquedos – Av. Afonso Pena, 2564, Bairro Funcionários – Belo Horizonte (MG/ Brasil)
Horários: segunda à sexta (das 9h às 17h. Valor: R$6,00). Sábados e feriados (das 10h às 17h. Valor R$ 8,00).
Maiores informações:
Site: www.museusdosbrinquedos.org.br
Fone: (31) 3261-3992

* III Curso de Formação Lúdica e I de Brinquedista
O Curso terá duração de 40 horas, com início no dia 24 de abril e término no dia 30 de maio de 2009.
Dias: sextas-feiras (das 18h30min às 21h30min) e sábados (das 8h às 12h).
Local: Fundação Evangélica em Novo Hamburgo (RS/Brasil).
Maiores informações:
Site: www.omepnh.blogspot.com
E-mail: omep-nh@ienh.com.br

* Seminário Diversidade sexual nos livros didáticos: um desafio ao silêncio
Dia: 28 de abril de 2009
Horário: das 10h às 18h
Local: sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro. Porto Alegre - RS/Brasil).
Maiores informações:
E-mail: homofobia@anis.org.ber
Fone: (51) 3308.4129.

* Oficina: Brincar e (Re)construir: explorando a magia do lúdico através de jogos no processo ensino-aprendizagem
Dias: 20 de abril, 04, e18 de maio, 1º., 15 e 29 de junho de 2009.
Horário: 18h às 20h
Valor da inscrição: 1 jogo ou 1 brinquedo (Trazer no 1º encontro)
Local: Brinquedoteca Municipal BRINCAR MAIS – Ivoti (RS/Brasil)
Inscrições: Até 09/04/2009, pelo telefone (51) 3563-1488, das 8h às 11h e 13h30min às 16h30min. Falar com Karin. (Vagas limitadas)
Maiores informações:
Brinquedoteca Municipal BRINCAR MAIS.
Rua Régis Bittencourt, 1353. Bairro Harmonia – Ivoti (RS/Brasil)
Fone: (51) 3563-1488

* Curso: Produzindo novos sentidos para o trabalho de linguagem em sala de aula
Partindo da análise das concepções de linguagem vigentes em sala de aula, pretende-se identificar os diferentes leitores/produtores de textos que são produzidos por essas práticas e buscar outras perspectivas que atendam à necessidade de invenção de novos sentidos para o trabalho com leitura e escrita. Para isso, os trabalhos contarão com leituras e discussões de referenciais teóricos pós-estruturalistas e literários, propostas de produção textual aos participantes e análise da produção escolar, tanto no que diz respeito à produção dos trabalhos pelos professores, quanto no que diz respeito aos resultados obtidos pelos alunos.

Público: professores e coordenadores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Período: de abril a novembro de 2009. Periodicidade: quinzenal.
Início: 22 de abril de 2009
Dias: às quartas-feiras, das 19h às 22h. Maiores informações:
Espaço Atual Rua Loefgreen, 1291 - conj.92 - Metrô Santa Cruz. São Paulo (SP/Brasil)Tel. (11) 2125-6273 ou (11) 3582-7352Site: www.espacoatual.com.br

* Curso Espiritualidade e Educação: ações na cultura para a Paz
Período de realização: 27 de abril a 30 de novembro de 2009
Dias: segundas-feiras
Horário: das 19h às 22h
Local: sala 601 - FACED/UFRGS. (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro. Porto Alegre - RS/Brasil).
Maiores informações:
E-mail: espiritualidade.niete@gmail.com
Site: http://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_verifica_acao.php?codacao=13650&origem=http://www.ufrgs.br

* Curso: Planejamento Criativo: em jogo o conhecimento do professor e do aluno
Destina-se a educadores, de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino e estudantes de cursos de licenciatura em atuação em sala de aula ou com disponibilidade para formar parcerias com docentes.
Período de realização: 29 de abril a 25 de novembro de 2009
Dias: quartas-feiras
Horário: das 19h às 22h
Local: sala 601 - FACED/UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro. Porto Alegre - RS/Brasil).
Maiores informações:
E-mail:
planejamentocriativo@gmail.com

Site: http://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_verifica_acao.php?codacao=13607&origem=http://ufrgs.br

* XXIV Encontro Nacional do MIEIB
Dias: 05 e 06 de maio de 2009
Local: Rio de Janeiro (RJ/Brasil)
Maiores informações:
Secretaria Executiva do MIEIBCentro de Cultura Luiz FreireRua 27 de janeiro, 181 - Carmo – Olinda (PE/Brasil)Fones: (81) 3301 5241/3301 5250

* Curso de Filosofia à maneira clássica como instrumento pedagógico – Módulo I
O curso Filosofia à maneira Clássica como Instrumento Pedagógico tem por finalidade apresentar a filosofia como abordagem cotidiana na prática educacional. Isto pressupõe uma visão vocacionada do profissional de educação, assim como disposição de abraçar o desafio da constante observação consciente de si mesmo no que tange a necessidade de mudança na visão e postura como profissional da educação. O curso está estruturado para o conhecimento de princípios que fundamentam uma prática pedagógica filosófica, assim como exercícios de percepção, observação e pesquisa dos temas e conceitos estudados. Para tanto, o curso possui dois módulos: Módulo I – Princípios de uma pedagógica filosófica – 20 horas. Módulo II – Introdução a filosofia à maneira clássica – 40 horas

Investimento: Módulo I – R$80,00 /Módulo II – R$400,00 ou 5 X R$80,00
Data de Início do Curso: 14 de maio de 2009
Horário: 14 horas
Maiores informações:
Associação Cultural Nova Acrópole – Rua Castro Alves, 1081. Porto Alegre (RS/Brasil).
Fone: (51) 3022.4433

* Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Carga horária: 360 horas/aula
Dias e Horários: Período de duração do Curso: 16 meses
Turno: Sextas-Feiras das 18h 45 min. às 22h 30 min. e Sábados das 8h às 12h 30 min.
Data de início do Curso: 15 de maio de 2009
Maiores informações:
PUC –Pontifícia Universidade Católica - Campus Central: Av. Ipiranga, 6681. P. 15 - sala 318
Porto Alegre – RS/Brasil.
Fone: (51) 3320-3620


* Cursos de atualização: Práticas Psicopedagogicas: ressignificando intervenções
Parte I16 de maio de 2009 - Pensamento lógico matemático na intervenção psicopedagógica: Ana Cristina Rangel20 de junho de 2009 - A criatividade no espaço psicopedagógico: Susi Sá (Psicopedagoga)
04 de julho de 2009 - Como montar um consultório Psicopedagógico?: Andréia Gonçalves (Psicopedagoga)
Horário: das 8h30min às 14h
Local: Auditório da Ed. Paulus - Rua Dr. José Montaury,115 – Centro. Porto Alegre (RS/Brasil).
Maiores informações:
Site: http://www.abpprs.com.br/
E-mail: contato@abpprs.com.br

* I Seminário Nacional de Cultura e Extensão UniversitáriaDias: 20 e 23 de maio de 2009
Local: Universidade Federal de São João Del Rey (MG/Brasil).
O envio de propostas de trabalhos de extensão a serem apresentadas poderá ocorrer até 20 de abril de 2009, através do site: http://www.cultura.gov.br/proext/inscricao-trabalhos/
Maiores informações:
Site: http://www.cultura.gov.br/proext/seminario/
E-mail: proextcultura2008@ufsj.edu.br
Fone: (32) 3379 2510

* Curso: Dinâmicas Populares: Vivência e Construção de SaberesDia: 22 de maio de 2009

Local: Sede da AEC-RS. Rua Marechal Floriano Peixoto, 487. Centro – Porto Alegre (RS/Brasil).
Horário: 8h30min às 17h30min
Maiores informações:
Site: www.aecrs.org.br
E-mail: geral@aecrs.org.br
Fone/Fax da AEC: (51) 3225 1837 / 3221 3471

* El Estudio Inés Moreno informa el inicio de los Cursos Anuales, que debido a feriados nacionales se han re-programado:
Cursos destinados a la Conducción y Liderazgo grupal-organizacional:
- Entrenamiento de Roles Directivos martes a las 18.30 horas
- Armado y Conducción de Proyectos martes a las 20 horas
- Conducción de Grupos especializada en técnicas lúdicas y expresivas jueves de 18 a 21.30 horas
Cada uno de los cursos, a través de sus objetivos y contenidos específicos, brindan herramientas concretas para utilizar a pleno competencias cognitivas, procedimentales y emocionales en la conducción de personas, grupos y organizaciones. Focalizados en los aportes de las neurociencias y disciplinas conexas al management, cada curso permite la actualización de nuevos campos del conocimiento con el objetivo de liderar mejor los equipos de trabajo, tomar decisiones con mayor grado de certeza y establecer una mejor relación con las personas. La experiencia del Estudio Inés Moreno, durante 32 años de trabajo ininterrumpidos en el uso de técnicas no convencionales y creatividad, constituye un valor agregado tanto en la propia cursada, como en la lectura y gestión de los nuevos escenarios que requieren innovación y plasticidad.
Escuela de Creatividad jueves de 18 a 21.30 horas
Se denomina escuela porque existe una estructura didáctica en objetivos y contenidos de los cursos de cada año. Está estructurada a través de Cursos Anuales. Los cursos se pueden tomar por separado, respetando su correlatividad. En primer año no existe la correlatividad ( se pueden tomar cualquiera de los dos cursos). La ventaja de realizar el primer año completo de la escuela, además de la formación académica, es la disminución significativa del arancel total.
Cursos destinados a profundizar- vivenciar el juego y la creatividad:
 . El Juego y Los Juegos* lunes de 20 a 21.30 horas

 . Facilitador de Juego*: lunes de 18 a 19.45 horas
 . Creatividad y Desarrollo Personal* jueves de 18 a 20 horas
 . Talleres de Juego y Expresión* jueves de 20 a 21.30 horas
 . Playgrounds y Espacios de Juego* miércoles 18 a 19.45 horas
 . Ludotecas y construcción de juegos y juguetes* miércoles de 20 horas a 21.30 horas
 . Conducción de Grupos especializada en técnicas lúdicas y expresivas: jueves de 18 a 21.30 horas
 *Cursos que forman parte de las respectivas Escuelas
Se otorgan certificados
Puntaje Adjudicado: Para docentes, cursos con puntaje adjudicado por
MInisterio de Educación del Gobierno de la Ciudad Autónoma de la Ciudad de Buenos Aires
Es imprescindible la inscripción previa
Consultar reprogramación de semipresenciales debido a los Feriados Nacionales del mes de abril
Aranceles Diferenciales: exclusivo para quienes se inscriben en dos o más cursos anuales

Toda la información académica se obtiene en la página www.inesmoreno.com.ar
Estudio Inés Moreno
Virrey Del Pino 2365 primer piso "C" - Portero Electrico 0103 - Buenos Aires/Argentina
TEFAX 4785 3273
contacto@inesmoreno.com.ar
estudio@inesmoreno.com.ar
www.inesmoreno.com.ar

* Seminário Nacional Educação, Inclusão e Diversidade na Escola
Dias: 16 e 17 de junho de 2009
Local: Campus da Faccat, em Taquara (RS/Brasil)
Carga horária: 12 horasVagas: Limitadas
Maiores informações:
Site: http://www.faccat.br/
Site: http://www.abpprs.com.br/

* 1er Congreso Nacional de Ludotecas y Pedagogia Ludica
Del 25 al 27 de Junio 2009 en Lima (Perú).
El principal objetivo es proporcionar una plataforma de encuentro y reflexión sobre los desafíos que enfrentan las organizaciones de desarrollo humano, sobre los aspectos básicos de la calidad de vida de las personas desde una perspectiva lúdica, emocional y experiencial.
Comisión Organizadora:E-mail Efrain_castillon@wvi.org; david_sanchez_moreno@wvi.org Site: http://www.visionmundial.org.pe/

* VI Congresso Internacional de Educação: Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?
Dias: 17 a 19 de agosto de 2009
Local: UNISINUS – São Leopoldo (RS/Brasil)
Maiores informações:Site:
www.unisinos.br/eventos/congresso_educacao
Fone: (51) 3591 1122

* X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Dias: 09 a 11 de setembro de 2009
Local: Universidade do Minho e Universidade da Corunha.
Maiores informações:
Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia - Campus de Gualtar. 4710-057 - Braga (Portugal).
Telef: + 351 253 604240/1; Extensão: 604663
Fax: + 351 253 604224
E-mail: xgp@iep.uminho.pt
Site:
www.iep.uminho.pt/xgp


Fique ligado no próximo boletim informativo, a sair no mês de maio de 2009.
Elaboração: profa. Anelise Prates
Envio e cadastramento de destinatários: Juliana Vargas
Supervisão: profa. Tânia Ramos Fortuna
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”
Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna
Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 Porto Alegre - RS – BRASIL CEP.: 90046-900
Fone: +55 51 3308-3432 Fax: + 55 51 3308-3985
Endereço eletrônico:
quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

Se você não deseja receber nosso informativo, mande-nos um e-mail com o assunto REMOVER ao quemquerbrincar@ufrgs.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial