Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, novembro 14, 2008

Projetos de Aprendizagem



*APRENDER COM OS OUTROS INTERAGINDO NOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Luciane M. Corte Real



"Neste contexto, algumas questões se impõem: O que aprendemos quando construímos um PA em grupo? Podemos fazer um PA individualmente? " *


Em projetos de Ensino, as ações partem dos professores, setor pedagógico e após pelos alunos num contexto de pouquíssima "
interatividade, reciprocidade e cooperação" * pois os conteúdos seguem uma lista de programação.


Em projetos de Aprendizagem "...o tema a ser estudado é levantado pelos alunos, de forma individual e em grupos, juntamente com os professores e a coordenação pedagógica". * Torna-se o aluno agente direto da aprendizagem e o professor ou coordenação de encaminhar estas aprendizagens de forma a desafiar, proporcionando meios de reflexão intensa.


Entre os aprendizes há um espaço de relações em que tornam-se, emocionalmente, co produtores uns dos outros, pois seus interesses são comuns. Cria-se um vínculo de aceitação, inclusive diante de críticas, esta palavra que se torna tão mais pesada entre adultos, pois entre crianças não tem tal poder.


Mesmo quando os interesses não se equalizam, podemos notar cuidado em trocar informações coletadas ou aprendizagens prévias, num clima de solidariedade.


Nos PAs provamos "um exercício de legitimidade do outro, conservando as diferenças". * Conhecemos o que é responsabilidade em apontar caminhos aos demais, numa ação determinada, mas que pode ao longo das transformações encontrar equilíbrio em diferentes pensamentos. Juntamente com o emocionar- se cognitivamente do qual nos fala Maturana.




Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial