Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, julho 08, 2008

Minha Vida, Tempos e Espaços





Há alguns lugares que eu recordo
por toda minha vida
Embora alguns mudaram
Alguns para sempre não para melhor
Alguns foram e
alguns permanecem
Todos estes lugares têm seus momentos
Com amantes e amigos eu ainda posso recordar
Alguns estão inoperantes e alguns estão vivendo
Em minha vida amei a todos
Mas de todos estes amigos e amantes
Ninguém compara-se a você
E estas memórias perdem seu significado
Quando eu pensar do amor novo
Embora eu nunca perca a verdadeira afeição
Por todos
E pelas coisas do passado
Eu frequentemente
Penso
Sobre tudo em minha vida
E então eu te amo mais.

__________________________________________

Destaco em minhas aprendizagens a reconstrução do conceito de tempo, como um aliado e não um inimigo, Conceituava o tempo como consumido ou utilizado sempre sobre pressão, ao refletir intensamente em Representação do Mundo Pelas Ciências, tive uma tomada de consciência e restaurei um conceito novo. Anterior a estes estudos eu sabia que precisava de mudanças e que devia sentir o tempo e não esvair o tempo. O trabalho levou-me a uma abertura da consciência. Hoje em dia não durmo mais sem ler histórias para minha filha pequena. O que eu fazia antes da faculdade, que com as noites atarefadas deixei de fazer. Bem, após esta relação em Ciências com o tempo, retomei minhas prioridades e espero colocar na prática cada vez mais este modo diferente de viver, tanto na vida pessoal como na profissional.
Porém o tempo, que é um fenômeno diferente, percebido diferentemente por grupos sociais, estabeleceu-se de forma matemática em minha vida, Contando-se horas, dias, meses e anos. Enquanto estudante de Representação do Mundo pelas Ciências, compreendi, reconstruindo o conceito, que o tempo é ciclado e não mecânico.
Ciclado porque vem em blocos. Blocos de tempo, que podemos ter a certeza que são diferentes uns dos outros, relação esta, que nos colocam na vida como seres que podem conviver sadiamente com as expectativas e não tornarem-se escravas delas. Podemos dizer que hoje o dia estava ruim, porém sabemos que dia algum é igual ao outro e vice versa para dias bons, o que nos dá preparo e certezas. O tempo mecânico nos aprisiona em horas, dias, meses, anos, que se tornam uma massa inteira, que não percebe o ciclo da noite, do dia, pois nos faz trabalhar também à noite, Não reservando espaço ao descanso.Ou do inverno, que pode parecer seco e morto, mas que traz justamente o tempo de introspecção, que tanto nos é necessário, como ser humano. O tempo da primavera com sua beleza e brotação, nos motivando a novos rumos e transformações internas. Esquecemos que somos a natureza. Ficamos arrogantes nesta exclusão do todo.E assim se deu, também, o processo de gosto pela Matemática (objetivo primeiro indicado no meu Plano Individual de Estudos). A Matemática é ciclada e não mecânica e fria. Ambos, o tempo e a Matemática são vivos e em movimento.

1 Comentários:

Às 6:13 PM , Blogger Luciene Sobotyk disse...

Oi Maria Inês!
Como sempre tuas apresentações surpreendem.Gostei muito do que falaste na quarta feira,enquanto apresentavas teu portifólio.Bom início de semana,Luciene

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial