Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, junho 02, 2008

Jogos na Matemática


O recurso aos jogos
"Além de ser um objeto sociocultural em que a matemática está presente, o jogo é uma atividade natural do desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um “fazer sem obrigação externa e imposta”, embora demande exigências, normas e controle.
No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias.

Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema.
Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades". PCNs

No ambiente de jogo a criança não só vivencia situações que se repetem, mas aprende a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos) .
Os significados das coisas são transportados para a imaginação . Ao criar essas analogias, produz linguagens, proporcionando espaço para se submeter a regras e dar explicações.

Este tipo de compreensão favorece sua integração num mundo social escolar. Passam a entender o processo de combinações, em que os jogadores propõem, construindo idéias e utilizando suas aprendizagens.

"A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico. Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. " PCN s

A importância dos jogos é incalculável para nós, professores de crianças.
Imaginem que adultos, sentem imenso prazer na aprendizagem lúdica.
O quanto sentem meus alunos? Quando sei que seu mundo é brincar.
Cabe-me saber e pesquisar meios para utilizar, analisar e avaliar a potencialidade educativa do jogo em minhas aulas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial