Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sexta-feira, junho 06, 2008

Caminhos Matemáticos

Quantos de nós cresceu sendo ateu em Matemática?
Fazendo operações que nunca diziam nada, a não ser que eram "cabeludas" e nos deixavam apavorados com sua aparência?
Cresci acreditando que a Matemática só me trazia sofrimento.
Quando fui para o Magistério consegui restaurar um relacionamento frio e de extrema necessidade com "a dita".
O tempo foi passando e eu direcionada para alfabetização, onde só apresentava alguns números e com eles,umas situações simples.
O desenvolvimento em Seminário IV, levou-me a contatar o que não estava conjugado , ainda, nestes vinte e um anos de trabalho e quatro semestres de universidade.
Pronto! Fiquei sem saída. A Matemática era meu fraco.

Porém após várias leituras, pesquisas e tentativas( sem abandono) construi um elo muito significativo com a história, com os conceitos matemáticos, com os objetivos no ensino fundamental, tudo isto com um princípio muito especial: A curiosidade aumentando a cada passo.
Minha relação com este fantástico mundo ( o qual achei sentido) está cada dia mais favorável à minha caminhada como docente. E como pessoa , estando aqui o meu "gosto" pelo mundo matemático.

Acrescentado em 10/06/08 após leituras para construção de atividade - Representação do Mundo Pela Matemática - Pois veio colaborar com o pensamento aqui exposto:
"Problemas sem solução
Trabalhar com esse tipo de problema rompe com a concepção de que os dados apresentados devem ser usados na sua resolução e de que todo problema tem solução. Além disso, ajudar a desenvolver no aluno a habilidade de aprender a duvidar, a qual faz parte do pensamento crítico. Observemos os exemplos:
Um menino possui 3 carrinhos com 4 rodas em cada um. Qual a idade do menino?
Nesse tipo de problema, é comum que os alunos utilizem os números 3 e 4 para fazer uma "conta" e tentar encontrar, de qualquer maneira, a idade do menino. Isto ocorre, freqüentemente, porque eles estão habituados a resolver problemas convencionais, em que a única tarefa que desempenham é buscar um algoritmo para solucionar o problema, usando para isso os números apresentados no texto, sem analisá-los com maior atenção e reflexão"

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/tipos_problemas/tipos_problemas.htm

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial