Método Clínico Piaget
Metodo Clínico e sua aplicação:
Nome : Isis
Idade da criança: 5 anos e 11 meses
Série: primeiro ano
Data da prova: 07/05/09
Duração: 8 minutos
Observador: Andréia, Maria Inês, Nair Marili e Mário
Prova: Conservação – Sólidos Contínuos - Massinha
A prova foi realizada na casa da colega Maria Inês, próximo ao computador, onde estávamos realizando nosso trabalho em grupo. A menina, que é filha da colega Andréia, estava brincando no quarto ao lado e foi convidada a realizar a prova. Veio prontamente.
Transformação da bolinha em salsicha
Dispor dois pedaços de massa de modelar em formato de bolinha diante da criança.
Perguntar à criança se tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços.
Ísis – Sim tem a mesma quantidade
Perguntar à criança se quando se transformar um dos pedaços em salsicha algum terá mais ou será a mesma coisa.
Ísis - São diferentes
“Como é que tu sabes?”
Ísis – A salsicha é mais comprida então tem mais.
Fazer a transformação.
“Foi como tu imaginaste?”
Ísis – Sim a salsicha tem mais
“Foi como tu imaginaste?”
Ísis – Sim a salsicha tem mais
“Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços ou não?”
Ísis – Não .
Eu perguntei isso hoje para a Laís e ela disse que são. O que tu achas?
Perguntar à criança o que acontecerá com a massa se fizermos novamente a bolinha. Se teremos a mesma quantidade de massa, ou não.
Ísis – Sim terão a mesma quantidade
Retornar ao formato inicial de bolinha.
“Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços, ou mais em algum deles?
Ísis – São iguais
Transformação da bolinha em bolacha
Assegurar-se de que a criança esta de acordo sobre a igualdade das quantidades.
Transformação
Perguntar à criança se quando se transformar um dos pedaços em bolacha se algum terá mais ou será a mesma coisa.
Ísis – Sim terão a mesma quantidade
Retornar ao formato inicial de bolinha.
“Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços, ou mais em algum deles?
Ísis – São iguais
Transformação da bolinha em bolacha
Assegurar-se de que a criança esta de acordo sobre a igualdade das quantidades.
Transformação
Perguntar à criança se quando se transformar um dos pedaços em bolacha se algum terá mais ou será a mesma coisa.
Ísis – A bola tem mais que a bolacha
“Como é que tu sabes?”
Ísis – Ora, sabendo, a bola é mais gorda
Fazer a transformação.
Perguntar à criança: “Foi como tu imaginaste?”
Ísis - É
“Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços ou não?”
Ísis – A bola tem mais
Pega as duas e sente se são iguais ou não.
Ísis: A bola tem mais, é maior.
Divisão da bolinha em vários pedaços
Assegurar-se de que a criança esta de acordo sobre a igualdade das quantidades.
Perguntar à criança se quando se dividir um dos pedaços em vários algum terá mais ou será a mesma coisa.
Ísis: Os pedaços tem mais
Ísis: Os pedaços tem mais
“Como é que tu sabes?”
Ísis - Tem um monte
Ísis - Tem um monte
Fazer a transformação.
“Foi como tu imaginaste?”
Ísis - Sim
“Foi como tu imaginaste?”
Ísis - Sim
“Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços ou não?”
Ísis - não
Ah mas a Laís me garantiu que tem a mesma coisa porque era o mesmo rolinho, só que eu quebrei ele.
Ísis - É? Não. Os pedaços tem mais , (ela monta um sobre outro fazendo uma salsicha e prova que é maior.)
Perguntar à criança o que acontecerá com a massa se fizermos novamente a bolinha. Se teremos a mesma quantidade de massa, ou não.
Ísis - Sim
Retornar ao formato inicial de bolinha.
Pergunta sobre a igualdade das quantidades: “Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços, ou mais em algum deles?
Ísis - Sim tem.
Pergunta sobre a igualdade das quantidades: “Tem a mesma quantidade de massa nos dois pedaços, ou mais em algum deles?
Ísis - Sim tem.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial