Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

quinta-feira, abril 03, 2008

Avaliação do Portifólio_2007

As reflexões vão seguindo pelo terceiro dia consecutivo...

O trabalho descreve soluções práticas tomadas a partir dos estudos realizados anteriormente, aportes teóricos, rede formada e estruturada, destinada a trocar informações do mundo pedagógico- prático (unificada às tecnologias) e de especialistas dispostos a dar sugestões que levem o grupo a uma vivência nova, inserida no mundo virtual.


"Falar em educação com seriedade, significa sair do campo da teoria e teorizar em cima da prática". Professora Beatriz Corso Magdalena Seminário Integrador IV


Auto avaliar aprendizagens adquiridas durante o processo da interdisciplina da Literatura Infanto Juvenil, torna-se vivo o "teorizar em cima da prática".
Como inserir a leitura das histórias no espaço virtual? Como criar o gosto pela leitura se não folhear páginas? Sentir o cheiro do papel novinho ou velhinho? Ver imagens dos personagens ou simplesmente idealizá-los conforme se deseja?

Pois esta etapa já havia sido praticada. O envolvimento físico com o livro já era notável. As especialistas puderam provar o quanto Alvorada é educada literariamente. O quanto somos movedores de bibliotecas ambulantes ou fixas com presença constante de alunos. Constataram nosso imenso amor pela Literatura e deste ponto em diante só acrescentamos uns aos outros, tanto nos envolvimentos prsenciais como em sugestões virtuais de Literatura.
O estudo provocou em minhas atitudes docentes pesquisas em projetos, páginas, sites ligados às comunicações literárias, estratégias de divulgação e informação da Literatura. Compreendi que há meios do aluno interagir com os personagens da história, trocar suas falas, mudar seu figurino, tomar o espaço do personagem, vivenciá-lo. Posso trazer aos meus alunos o encanto pela construção literária usando como veículo as tecnologias com suas estruturas diferenciais.


Ainda em nossas escolas falta-nos este recurso,mas com toda clareza e seriedade poderei encaminhar estas vivências aos meus alunos quando conquistarmos mais este patamar na Educação.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial