Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, abril 01, 2008

Avaliação do Portifólio_ 2007

Na minha retrospectiva ao semestre anterior estabeleço uma disposição ampla e continuada que me permite focalizar os princípios e metas de aprendizado para o semestre atual.



O estudo das Artes na escola levou-me a trabalhar de forma que o aluno aumente seu quadro de referências. Capacitando-o a aceitação do amplo, não mais aprisionado ao feio ou bonito, igual ou diferente, mas a compreessão do todo como uma relação de releitura da vida e suas propostas inúmeras.
Hernández nos traz uma avaliação dinâmica das Artes.


Hernández (2000) sobre portifolio de aprendizagens:(...) não só a reconstrução do processo de aprendizagem por parte do aluno e a tomada de consciência dele, mas, além disso, oferece evidências sobre a compreensão alcançada durante o processo de aprendizagem (idem, p.148).

Esta nova contextualização, aberta à sensibildade ,que identifica as muitas relações entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, leva-me à segurança na prática educativa e a meta da diversidade geradora de autonomia do aluno.

Apartir da prática de Teatro proporciono aos meus alunos contribuições para constituir identidades capazes de conviver com o incerto e com o diferente. Em cada conteúdo ministrado em sala de aula, deveríamos ter a preocupação de agregar valores tais para que o educando tivesse conhecimento do passado, domínio do presente e visão do futuro. Estes determinantes que só procedem em aulas que revelem expressões de seu convívio, relatadas, e auto questionadas sendo concretizadas em suas atitudes posteriores, como nos coloca tão bem a escritora Spolin ao revelar a significação profunda do teatrar- fazer na escola.

Ainda nesta proposta da expressão destaco o envolvimento com a Música na escola. O encantamento e apreço que resgatei no semestre anterior possibilita em mim o desenvolvimento da continuidade neste processo especial, que colabora para auto estima de meus alunos, humanismo, sensibilidade e compreenssão da natureza com seus ritmos. Movendo ideais e grupos numa sabedoria de convívio agregado a pluralidade cultural.





Na construção das competências, tarefa difícil e incansável para mim como professora, entendo que acerto o caminho através destas modificações ocorridas no semestre passado, se sigo a proposta no seu conteúdo atitudinal.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial