Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, março 30, 2008

Atividade 1 de Seminário IV




Através de texto faça uma análise do seu portfólio final (2/07} e análise comparativa da sua apresentação final com as demais apresentações do seu grupo.

Através das atividades destacadas em dois mil e sete, posso garantir que há uma conexão com este semestre quando me proponho a dar atenções especiais às disciplinas que tratam de fornecer material de valor emocional, afetivo e psicológico, que garantam efetivamente a construção da sensibilidade dos alunos. Proposta esta que engaja com cumplicidade a literatura e o lúdico num contexto necessário e expressivo diante do fazer - aprender.

Ao final do semestre de dois mil e sete o trabalho compondo uma apresentação em grupo, colocando em destaque um único aprendizado foi a princípio desconfortável. Quando selecionei o meu tema e nele eu colocava a relação entre a professora, pais e alunos, mas principalmente alunos, tive certeza de era subjetivo demais. Não havia provas, mas havia muitas evidências e as colegas que me ouviam juntamente com a professora Íris precisavam do convencimento, pois eu não tinha testemunhas reais, apenas bonecos e deles eu retirei as falas dos alunos e as minhas, o que era a única maneira com a qual consegui me expressar.
Quando começaram as apresentações eu fui ficando preocupada e temerosa, pois eu havia escolhido mostrar um espaço sutil demais. Constatei, através das outras apresentações que necessito muito de fotos, marcadores de fatos. Com certeza teria sido mais fácil relatar uma atividade que “deu certo” , mas também não estaria sendo honesta comigo mesma sobre a relevância do aprendizado. Naquele oportuno momento em que constatei saber utilizar a empatia verdadeiramente, o qual se deu através do filme que assistimos “Doze homens e uma sentença”, encaminhado por Seminário Integrador III, reparei nas várias perspectivas a serem retomadas incansavelmente, no não julgamento emocionado ou rápido demais ou lento a ponto de ser desmazelo. Estes “ganchos” colocados de forma direta e simples despertaram, bagunçaram e por fim consertaram um pensamento errôneo transformando minhas atitudes diárias.
As apresentações das colegas foram todas de muita qualidade. Na expressão e nos materiais em si. Aprendi que nas próximas etapas finais posso ser mais direta, mais evidente através de material que possa demonstrar o acontecido.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 5:14 AM , Blogger Daiane Grassi disse...

Olá Maria Inês,

Gostei muito de ler a tua reflexão. Percebi que estabeleceste relações e conexões entre o estudado e a tua prática docente. Todavia, te digo: cuidado! Escolher uma outra forma de apresentação que não tenha sido a mesma escolhida pela maioria, não significa que teu trabalho não tenha sido de extrema grandiosidade, pois como mesmo disseste ele representa realmente a relevância deste teu aprendizado. E esse era o objetivo.

Agora, claro que é bem importante começares a pensar nesses indícios que possam te auxiliar aos "convencimentos". Convencimentos esses que não devem ser pensados de forma "banal"... à professora, à avaliação. Mas sim, com fins de registro mesmo! Registro do teu processo, do teu trabalho, do teu profissionalismo, da tua história!

Que outras estratégias poderíamos agregar aos teus bonecos, de forma que eles traduzissem mais o envolvimento (ou não) dos alunos?

Um abraço,

Daiane

 
Às 6:58 AM , Blogger Beatriz disse...

Maravilha Maria Inês!! Percebestes que falas melhor pelos bonecos? A gente sempre acha uma muleta, mas com o tempo temos que saber que ela é apenas uma muleta temporária. Ninguém quer apoio em toda a vida!!! Fico bem satisfeita que recuperas e compreendes a fundo o papel dos dados, das evidências, principalmente na educação que é um campo muito subjetivo. Falar em educação com seriedade, significa sair do campo da teoiria e teorizar em cima da prática. E isso já sacastes!!! Outra grande sacada é a de que aprender é um processo contínuo para toda a vida!! Será que oferecemos elementos para os alunos tb sacarem isso?
Notas como tens indicações de vários interesses para poder escolher para o Plano individual de estudos?
Ah!! Parabéns pela qtadade e qldade das postages. Fazer o teu portfólio vai ficar fácil!!
Um abração
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial