Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

domingo, outubro 28, 2007

Adulto brinca?


Nesta pergunta feita pela interdisciplina Ludicidade, vou desabafar um pouquinho.


Lembrando da minha infância, sempre me vejo brincando.

Olhando para minha filha pequena, me vejo nela.

Brinca por horas, mergulhada no mundo que inventa.

As vezes levanta a cabecinha e diz:

- Mãe, brinca comigo?

- Ihhh, a mãe está cheia de tarefas da faculdade.

- Tu nunca mais brincou comigo depois que começou estudar. Eu não vou estudar, vou brincar para sempre.


Adulto tem outras tarefas que são gostosas para eles. Estudar é como brincar. Dá muito prazer saber das coisas. É um brinquedo!

Será que não brinco mais?

Ai.....................................................................................................................................................?
"Pensamos que a atividade que a criança executa como exercício pode ter diferentes finalidades, como por exemplo: 1) servir como reforço às habilidades já adquiridas; 2) imitar aquilo que o outro realiza; 3) testar suas habilidades ou adquirir novas; 4) atrair os outros para a atividade que realiza" (p.19). Negrine 2000

“Para Freinet, tanto o trabalho quanto o jogo deveriam responder às grandes necessidades orgânicas, funcionais, sociais e existenciais da criança e do adulto com a mesma carga de emoção e prazer. Evidentemente, para tanto, será necessária uma revolução no modo como os homens se organizam para garantir sua sobrevivência.” Redin

Negrine(1994) afirma: Uma atividade com fim lúdico em que a pessoa se vê obrigada a participar cessa de ser jogo e se converte em obrigação em moléstia da qual a pessoa procura logo se livrar...

Prioridade do Processo de Brincar:“O jogo só é jogo quando a criança pensa apenas em brincar” – Kishimoto (2002). Não há outro interesse durante a brincadeira que não seja o próprio ato de brincar. Durante a atividade o sujeito está preocupado apenas com o processo não com o seu fim.

Este link é precioso!!!


“Se já fazemos parte de uma geração perdida, podemos evitar, em parte que as novas gerações entrem pelo mesmo brete, pelo mesmo corredor. Podemos envolver-nos no espaço de reconquista, para nós e para nossas crianças, do lúdico como uma dimensão humana e não apenas infantil.”
Euclides Redin

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2 Comentários:

Às 4:52 AM , Blogger kakamonego disse...

Inesita, às vezes, justo por corrermos tanto, não temos mais tempo de brincar. O João Guilherme sempre pede para brincarmos com ele, pois é sozinho, sem irmãos ou primos próximos, e nós sempre procuramos dispor de um tempinho pra isso. Tento lhe mostrar como brincávamos quando crianças. Outro dia lhe fizemos pés de lata, e ele adorou. E nós mais ainda. Beijos grandes.
Ana Cláudia

 
Às 4:04 PM , Blogger Unknown disse...

Olá Maria Inês.

É muito agradável passear pelo teu blog, pois nele há informação, conhecimento e sabedoria.
Fico muito feliz por teres vários marcadores acerca do tema ludicidade. Para mim, falar sobre esta dimensão tão cara para a humanidade é sentir o pulsar da vida, é descobrir-me cada vez mais. Sou apaixonada pelas descobertas que fazemos acerca deste tema.
Confesso que me deu um nó na garganta ao ler os comentários sobre teu filho ao dizer que não queria estudar pois isto o afastava dele. É, dá um aperto forte...! Mas aos poucos irá entender, especialmente tendo uma mãe em condição qualificada de conversar sobre o assunto.
Um forte abraço e FELICIDADES!

Profª Neusa Sá

 

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