Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

sábado, setembro 29, 2007



Iniciando novo semestre

Reuni súmulas:

Artes visuais e seu ensino: implicações entre os conceitos de arte e as concepções pedagógicas do ensino de arte. Teorias e metodologias no ensino de arte. Concepções sobre o desenho infantil e suas implicações no ensino de arte. Textos visuais contemporâneos: Histórias em Quadrinhos, ilustrações de livros, desenhos animados, filmes, propagandas, cartuns. Modalidades e materiais expressivos em Artes Visuais. Planejamento e avaliação em Artes

.Literatura Infanto juvenil e Aprendizagem: Aquisição de conhecimentos que permitam uma discussão informada sobre os principais enfoques teórico-metodológicos da literatura infantil no espaço pedagógico e um planejamento produtivo de estratégias pedagógicas. Desenvolvimento de postura crítica em relação à produção literária para crianças, a partir de uma visão histórica do surgimento da mesma no mundo ocidental e no Brasil, assim como sobre os Contos de Fadas tradicionais e renovados, o humor, a poesia, as fábulas e as novas temáticas da literatura infantil. Relacionamento entre as contribuições teórico-metodológicas estudadas e as vivências na área, como professor/a de séries iniciais. Desenvolvimento de postura crítica e produtiva em relação a textos para jovens e adultos das séries iniciais: contos tradicionais, historietas, lendas, causos, crônicas, relatos, poemas.

Ludicidade e Educação: Estudo e reflexão teórico-crítica sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sócio-cultural, cognitivo e emocional dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discussão sobre o papel da ludicidade na prática educativa. Vivência e análise de jogos e brincadeiras.

Música na Escola: Experiência prática e fundamentação teórica dos conceitos musicais e estudo das características da produção musical no contexto de diferentes culturas. Reflexões e aporte teórico que promovam o senso crítico e a construção dos princípios que fundamentam a educação musical no currículo escolar nas diferentes faixas etárias.

Teatro e Educação: O teatro e a Educação: estudo das diferentes concepções de teatro e seus modos de abordagem e constituição na cultura escolar. Corporeidade e teatralidade na prática educacional. Teatro e construção do conhecimento.

Seminário Integrador III: Desenvolvimento em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as epecificidades de cada desdobramento do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará vivências relacionadas às artes visuais, a musicalização, às experiências lúdicas, à expressão dramática, buscando a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo III.


Força e coragem

2 Comentários:

Às 6:07 PM , Blogger Daiane Grassi disse...

Olá Maria Inês! Excelente a tua iniciativa em compilar estes dados para que possas ter melhor a visão do todo. A visão de todo o semestre! Contudo, lanço-te o desafio de fazermos relações do que está escrito, com a tua prática docente, com a tua percepção argumentada... O que achas, já que estamos trabalhando com estas questões de argumentação e evidência?! Aguardo teu retorno, ok?! Um abraço, Daiane

 
Às 9:01 PM , Blogger Ivana disse...

Olá Colega, passei aqui para te parebenizar pelo Dia dos Professores!
Beijos, Ivana.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial