Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

terça-feira, novembro 06, 2007

Lugares da Arte em Porto Alegre






Museu de Arte do Rio Grande do Sul / Margs http://www.margs.org.br/2 Santander Cultural http://www.santandercultural.com.br/3 Fundação Iberê Camargo http://www.iberecamargo.org.br/4 Casa de Cultura Mário Quintana http://www.ccmq.rs.gov.br/5 Museu do Trabalho http://www.museudotrabalho.org/6 Usina do Gasômetro http//www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/
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Avaliar em Artes é complicado...


Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho e Heloisa Sales, no livro “Artes Visuais, da exposição à sala de aula”. (Livro de Pólo)


Qual deveria ser o principal objetivo do ensino de Arte nas séries iniciais?


CAMNITZER Ajudar o estudante a elaborar problemas e buscar soluções, fazendo com que ele pense e analise o desafio. Se a proposta é um desenho de natureza-morta, a utilidade da atividade não está em fazer cópia, mas em como os pontos do modelo serão transferidos para o papel, quais serão usados, quais serão descartados, como passar do tridimensional para o bidimensional. Ainda que o resultado já esteja determinado, há muito a especular e entender. Ou seja, o problema é ver o que acontece com a informação quando passa de um estado a outro e o que se perde, o que se ganha com esse processo. Assim, esse desenho da natureza-morta se torna um processo mais interessante e fértil








Avaliação em projetos de Arte



O valor de uma experiência, portanto, deve ser avaliada por todo um processo, não somente no seu final. Faz-se necessário, então, recolher ao final de um projeto tudo o que foi construído: escritas, desenhos, anotações sobre começo, meio e fim. Assim, podemos avaliar todo o processo vivido, tanto pelos educadores como pelos alunos.




É importante que todos os envolvidos participem e discutam os critérios e regras a serem estabelecidos na avaliação, tendo clareza dos pontos de partida e chegada.



Os critérios que vamos escolher para avaliar serão...









Como será que o aluno experimenta os códigos da linguagem visual?
De que forma trabalha com as cores? Cria cores novas?
Como ele organiza o espaço?









Martins (1998), sugere que o professor, a partir dos trabalhos dos alunos, responda à questões, tais como:





Aluno constrói conceitos sobre arte?
Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade?
Identifica autores e artistas de diferentes épocas, países, movimentos, gêneros, nas diversas linguagens da arte?
Situa as preocupações estéticas dos períodos da história da humanidade que foram trabalhados?
Compreende e explica como as manifestações artísticas, a história e a cultura se influenciam mutuamente na produção e na decodificação de seus produtos?
Conhece as profissões artísticas?

O aluno construiu uma nova idéia a partir do que foi estudado?
Estabeleceu novas relações entre o processo criativo, as questões contextuais, o seu cotidiano e outros?
Envolveu-se com trabalho?
Procurou saber quem eram os artistas envolvidos e o que pensavam?
Soube trabalhar as diferentes linguagens artísticas abordadas?
E por aí vai... Sempre resguardando a série em que o aluno se encontra, sua etapa de desenvolvimento cognitivo e estético.





Hernández (2000) sobre portifolio de aprendendizagens:




(...) não só a reconstrução do processo de aprendizagem por parte do aluno e a tomada de consciência dele, mas, além disso, oferece evidências sobre a compreensão alcançada durante o processo de aprendizagem (idem, p.148).








(...) entende-se por avaliação a realização de um conjunto de ações direcionadas ao recolhimento de uma série de dados sobre uma pessoa, fato, situação ou fenômeno, com o fim de emitir um juízo sobre a mesma (Idem, p. 148).

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