Pedagogia/UFRGS/Aprendizagens

segunda-feira, outubro 09, 2006

atividade 3 ECS

1-O que pensa Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Pensa que ele define globalmente a educação e que nao se direciona a especificidade das gerações mais jovens, as quais Durkheim entende por serem as mais importantes e é para elas que devem ir o nome de educação.

2-Quais as duas teorias ressaltadas por Durkheim. Explique o ponto fraco a que incorrem:
Kant , que diz a educação desenvolvendo o ser em toda a sua plenitude. Durkheim pensa que esta elevação ao mais alto grau é utopia, que não temos a capacidade de potencializar ao máximo o ser todo, sempre haverá diferentes seres para diferentes funções. E que visualizando a história da educação isto nunca existiu.
E James Mill que visualiza o indivíduo sob a educação que o faça um instrumento de felicidade para si e para os outros. Esta Durkheim considera menos satisfatória, pois a felicidade é subjetiva e cada um aprecia a seu modo.
3-O que é preciso para definir educação para Durkheim?
Atender as necessidades que são reais, independendo de concordar com suas exigências: "Devemos indagar agora o que deve ser"
È preciso definir o que consiste no preparo das crianças, a que necessidades correspondem, observando o que foi atendido no passado e nos atuais sistemas educativos. Compreendê-los.
4-Que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, físico e moral?
As sociedades levam em conta seu estado, suas necessidades e neles calcam sua marca de exigência. Preparando no íntimo das crianças as condições para a própria existência. As sociedades fazem uso da educação com cunho sócio-existencial, idealizando e encaminhando para o que deseja (precisa).
5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
Tem que suscitar na criança o encaminhamento para a função a que se destina dentro da sociedade.
6-A partir da definição:"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que ainda não se encontram ainda preparadas para a vida social; Tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine." O que concluiu Durkheim? Explique:
Conclui que a educação poderia estar executando tirania sobre o povo. Mas na realidade, os próprios indivíduos são interessados nesta submissão, pois o ser que se edifica por intermédio da educação, representa o que há de melhor no homem. Explico o que percebo, que Durkheim discorda dos termos, mas concorda com a prática e compreende que "este" é o melhor da sociedade e até compreende, então, este termo "ideal".
7- Como o autor explica que a sociedade e indivíduos são idéias dependentes?
Há auto- existência para ambos. Faz-se o que é necessário e não o que se quer. Pois o ser humano é "insatisfeito" por natureza, o que lhe basta hoje pode não ser suficiente amanhã. A existência dos grupos dependem para maneira que se conduzem e é a educação que encaminha esta seta.

2 Comentários:

Às 5:57 AM , Blogger ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Inês

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

 
Às 10:54 AM , Blogger Beatriz disse...

Oi Inês, pelo jeito estás a mil com os trabalhos. Mas desses não falarei pois tens professora específica para isso. Para mim, gostaria mais de te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Gostaria que voltasses a postar como fizestes no começo. Um abraço
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial